Investimentos

‘Woodstock dos capitalistas’, liderado por Warren Buffett, começa hoje (3); veja o que esperar

03 maio 2024, 14:17 - atualizado em 03 maio 2024, 14:24
warren buffett evento berkshire hathaway woodstock dos capitalistas omaha
Warren Buffett deve apresentar seus planos para o futuro da Berkshire Hathaway em evento nos Estados Unidos (Imagem: REUTERS/Rick Wilking)

Em 1969, o evento Woodstock concentrou diversas pessoas por 3 dias, com a presença de nomes da música como Jimi Hendrix e Joan Baez. 55 anos depois, é a vez do “Woodstock para capitalistas”, forma como a imprensa americana apelidou a assembleia anual da Berkshire Hathaway, empresa de investimentos liderada por Warren Buffett.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A comparação com o festival de música que mudou a cultura popular não é exagerada, quando se consideram os números da Berkshire Hathaway e a influência de Buffett no mundo das finanças. Para começar, a empresa conta com quase 20 mil acionistas. Muitos deles encaram a assembleia anual da companhia como uma verdadeira romaria.

O evento começa nesta sexta-feira (03) em Omaha, no Nebraska, e concentrará investidores, analistas e personalidades como Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo, fundador da Microsoft e amigo próximo de Buffett.

A expectativa dos acionistas e convidados é óbvia: saber mais sobre as estratégias de investimento de Buffett. Conhecido como “Oráculo de Omaha”, seu prestígio não é gratuito: entre 1965 e 2023, o megainvestidor conseguiu manter uma valorização anual média de 19,8% para as ações da Berkshire Hathaway. Como comparação, o Índice S&P, um dos mais tradicionais da Bolsa de Nova York, subiu, em média, 10,2% ao ano no mesmo período. Entre 1964 e 2023, as ações da empresa de Buffet acumularam uma alta de estonteantes 4.384.748% (sim, milhões de por cento).

A grande diferença com os eventos anteriores é a falta de Charlie Munger, que morreu em novembro de 2023. Desde o início, Munger não foi apenas um grande amigo de Buffett; era, também, seu grande sócio e parceiro de negócios, responsável por algumas das grandes tacadas da empresa, como convencer o Oráculo de Omaha a investir em ações de tecnologia – algo que Buffett resistia. Sua importância para o sucesso da Berkshire foi reconhecida por Buffett na carta anual aos acionistas divulgada no início do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As perguntas que Buffett deve responder em Omaha

A reunião anual tem como objetivo prestar contas aos acionistas da empresa, além de apresentar visões do último ano e projeções para o futuro.

Entre as dúvidas que podem ser esclarecidas por Buffett, estão:

  • o que a Berkshire Hathaway fará com seus US$ 165 bilhões em caixa;
  • maiores explicações sobre a venda de cerca de US$ 2 bilhões em ações da Apple (AAPL34), empresa que é destaque na carteira da gestora;
  • qual é a aposta do setor financeiro, realizada no terceiro trimestre do ano passado, que continua sendo mantida em segredo por Warren Buffett.

Além da Apple, a Berkshire concentra posições no setor financeiro, em nomes como American Express e Citibank, e recentemente apostou mais ainda no petrolífero, adquirindo participações na Occidental Petroleum.

Entretanto, os participantes não devem criar expectativas quanto à posição de Buffett sobre a economia dos Estados Unidos (EUA), pois ele é geralmente reticente com relação a previsões para o futuro da mesma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja o relatório de resultados de 2023 da Berkshire Hathaway, a empresa de investimentos de Warren Buffett.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar