BusinessTimes

XP compra Banco Modal

07 jan 2022, 8:52 - atualizado em 07 jan 2022, 8:56
Modalmais
(Imagem: Reprodução/ Instagram do Modalmais)

A XP Investimentos anunciou nesta sexta-feira (7) um acordo para a compra do Banco Modal (MODL11), dono da plataforma modalmais.

Segundo a companhia, a operação será paga com até 19,5 milhões novas ações Classe A ou BDRs da XP, um prêmio de 35% sobre o preço médio dos últimos trinta dias do Banco Modal.

Com a operação, a XP espera que os negócios agreguem valor de maneira “consistente e sustentável aos acionistas de ambas as companhias”.

Segundo o CFO da XP, Bruno Constantino, o ecossistema da empresa tem demonstrado sua capacidade de vendas cruzadas.

“Dada a sobreposição imaterial entre clientes da XP e do Banco Modal, esperamos que sinergias de receitas e melhorias na experiência do cliente sejam capturadas”, disse.

“Além disso, com maior escala e pricing power, esperamos continuar beneficiando nossos clientes através da redução de preços, como fizemos recentemente com taxas de corretagem online”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Histórico e planos

Com longo histórico na indústria financeira brasileira, o Modal desenvolveu nos últimos anos uma plataforma de investimentos, aberta e integrada com uma solução bancária que complementa seus negócios de banco de investimento e institucional.

O ecossistema oferece uma experiência digital completa para clientes finais (B2C e B2B), e também para parceiros (B2B2C) que procuram uma solução de serviços financeiros white label integrada (Modal as a Service).

O modelo será reforçado pela integração com o ecossistema XP e contribuirá para acelerar a oferta de produtos do Banco XP, disse a empresa.

XP e Banco Modal, em setembro de 2021, tinham juntos 3,8 milhões de clientes ativos, enquanto os cinco maiores bancos brasileiros somavam 457 milhões clientes totais com relações bancárias e 175 milhões de clientes com operações de crédito, sem excluir duplas contagens.

Em comunicado, a XP comentou que as companhias compartilham a missão de “superar as expectativas de seus clientes e democratizar o acesso a produtos e serviços financeiros de alta qualidade a um custo acessível, além de compartilharem uma cultura baseada em meritocracia e no modelo de partnership“.

Em termos de receita líquida, nos últimos doze meses até setembro, a XP e o Banco Modal totalizaram R$ 11,8 bilhões versus R$ 427 bilhões gerados pelos cinco bancos.

Condições do acordo

As partes acordaram em implementar a transação através de uma reorganização societária que resultará na incorporação, por uma subsidiária da XP, de até 100% do capital social do Banco Modal.

Se o Banco Modal não obter as aprovações necessárias para implementar a reorganização, incluindo a aprovação de seus acionistas minoritários, a XP irá incorporar participação equivalente a 55,7% do capital social do Banco Modal detido pelos seus acionistas controladores em uma transação de ações.

A XP também diz que garantirá a todos os acionistas minoritários do Banco Modal o direito de vender sua participação nas mesmas condições.

Veja o comunicado da XP:

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.