Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

XP Investimentos coloca IRB Brasil em revisão, após relatório da Squadra

10/02/2020 - 18:14
IRB Brasil
(Imagem: Facebook/IRB  Brasil)

A XP Investimentos colocou o IRB Brasil (IRBR3) em revisão, após a Squadra reafirmar sua avaliação de que os números da resseguradora não refletem seus ganhos recorrentes.

Em relatório assinado pelo analista Marcel Campos, a gestora justifica a decisão, “dada a alta incerteza gerada pela falta de esclarecimentos por parte da empresa.”

“Nossa recomendação anterior de compra e estimativas não são mais válidas a partir da publicação desse relatório”, acrescentou a XP Investimentos. Entre as ressalvas apontadas pela XP, está a diferença entre a porcentagem de prêmios provisionados, em relação ao total.

Segundo a gestora, a média histórica de provisionamento, entre 2014 a 2018, é de 69% do valor bruto. No quarto trimestre, a taxa ficou em 51%, isto é, a estimativa de perdas com sinistros estimado pelo IRB Brasil é menor do que costuma ser.

Shoppings

Outra dúvida que levou a XP a suspender sua recomendação é o valor pelo qual o IRB vendeu suas participações no Minas Shopping e a valorização estimada para as fatias que possui em outros shopping centers.

De acordo com a gestora, a ausência de maiores esclarecimentos impede uma análise mais detalhada sobre a valorização dos shoppings. “Dessa forma, dada a falta de visibilidade, estamos colocando nossa cobertura das ações do IRB (IRBE3) sob revisão”, afirma o analista da XP.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

“Nossa recomendação anterior e estimativas não são mais válidas a partir da publicação desse relatório”, acrescenta. A expectativa é de que a resseguradora esclareça as dúvidas, junto com a divulgação dos números do quarto trimestre, prevista para 18 de fevereiro.

“Até então, investidores devem esperar volatilidade no curto prazo, conforme o mercado continue a assimilar as informações”, afirma a XP.

Última atualização por Márcio Juliboni - 10/02/2020 - 18:14