Internacional

Yellen defende modernização de seguro-desemprego dos EUA para combater recessões

28 abr 2022, 11:02 - atualizado em 28 abr 2022, 12:54
Janet Yellen
“Cada recessão nas últimas décadas reforçou a necessidade de uma resposta flexível e automática. Estabilizadores automáticos bem projetados são o melhor remédio”, disse Yellen (Imagem: REUTERS/Leah Millis)

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, defendeu nesta quinta-feira uma modernização do sistema de seguro-desemprego norte-americano, com estabilizadores automáticos mais eficazes que acelerem a assistência a trabalhadores que perdem empregos ou renda em recessões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em declarações ao Brookings Institution em Washington, Yellen disse que as recentes recessões, incluindo a relacionada à crise da Covid-19 de 2020, mostram que o rápido recebimento de assistência em dinheiro é importante para os trabalhadores que perderam renda.

Mas são necessários mais estudos para identificar quando e como essa assistência em dinheiro deve ser entregue e sua interação com as redes de segurança social existentes, acrescentou.

“Toda recessão nas últimas décadas reforçou a necessidade de uma resposta automática e flexível. Estabilizadores automáticos bem projetados são o melhor remédio”, disse Yellen.

As recessões cobraram pedágios caros, disse ela, observando que a perda média de produção durante as últimas sete recessões é de 3,2% do PIB, com aumento médio de 4,5 pontos percentuais no desemprego para além da taxa natural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Yellen disse que as políticas de alívio e recuperação adotadas durante a pandemia de Covid-19 foram fortemente influenciadas pela Grande Recessão de 2008-2009, que resultou em profundo desemprego, perda generalizada de casas e falências.

Ela disse que os programas de assistência a aluguel para impedir que as pessoas perdessem suas moradias durante a pandemia apontaram a necessidade de uma rede de segurança de aluguel mais permanente.

Yellen disse que os mecanismos de estabilização automática devem se expandir e incluir não apenas o apoio à renda, mas também moradia, nutrição e assistência médica.

“Preparar-se para a próxima recessão significa não apenas melhorar os estabilizadores existentes, mas expandir seu alcance para outras formas de apoio social e construir os ‘canais’ para distribuir alívio em tempo hábil”, disse Yellen.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas essas políticas devem ter como objetivo manter os trabalhadores nas folhas de pagamento e “preservar o vínculo com a força de trabalho em uma crise econômica”.

Yellen disse que os mecanismos de estabilização automática devem se expandir e incluir não apenas o apoio à renda, mas também moradia, nutrição e assistência médica (Imagem: Flickr/Federal Reserve)

Os esforços para manter as empresas à tona e evitar demissões durante a pandemia resultaram em uma forte recuperação no emprego e evitaram os altos níveis de desemprego de longa duração observados após a crise financeira de 2008-2009, disse ela.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

(Atualizada às 12:54)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar