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YouTube vai transmitir programas de TV gratuitamente. E agora, TV aberta?

23 mar 2022, 14:18 - atualizado em 23 mar 2022, 14:18
YouTube
YouTube vai passar a transmitir programas de TV gratuitamente, com anúncios (Imagem: YouTube)

Assistir programas de televisão no YouTube de forma gratuita passou a ser uma realidade, inicialmente nos Estados Unidos, segundo o anúncio feito pela plataforma nesta quarta-feira (23).

Para que a transmissão gratuita seja possível, os programas terão anúncios, assim como ocorre em comerciais na TV aberta e até mesmo em vídeos de canais de produtores de conteúdo do YouTube — para os usuários que não têm a versão premium do aplicativo.

Segundo o anúncio oficial, o YouTube oferecerá nos EUA mais de 4000 episódios de programas de TV, como o Hell’s Kitchen, Andromeda e Heartland.

Além disso, pretende adicionar 100 novos títulos, entre programas e filmes a cada semana, expandido o catálogo de streaming gratuito da plataforma.

O que o YouTube ganha com a novidade?

Nos EUA, segundos dados de 2021 do Kantar, 85% das casas possuem uma assinatura de vídeo, entretanto, o crescimento no último trimestre ocorreu principalmente por conta dos serviços que oferecem também opções gratuitas, com anúncios.

Dessa forma, 18% das casas utilizam pelo menos um serviço de TV gratuito com anúncios a partir do quarto trimestre de 2021, um cenário atrativo para o YouTube, que expande o leque de possibilidades disponíveis aos consumidores e aumenta a atratividade da plataforma com o novo serviço.

A novidade se une à serviços do YouTube como o aluguel/compra de filmes e o “YouTube TV”, serviço de streaming por assinatura que permite assistir TV ao vivo das principais redes de transmissão e a cabo.

O novo serviço virá para o Brasil?

Até o momento, o serviço está disponível apenas nos Estados Unidos.

Entretanto, segundo dados do Cenp, Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, o investimento de agência de publicidade no Brasil está sendo liderado pela TV aberta e internet.

A pesquisa, que reuniu informações de 298 agências de publicidade, aponta que, ao longo de 2021, 33,5% do investimento foi direcionado para internet e 45,4% para a TV aberta.

Isso pode ser um atrativo para a vinda do novo serviço. E agora, TV aberta?

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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