Zona do Euro

Zona do Euro vê serviços em alta e indústria em dificuldades em abril, mostra PMI

22 abr 2022, 7:50 - atualizado em 22 abr 2022, 7:50
França Europa
Economia da Zona do Euro está com duas velocidades: serviços avançam enquanto que indústria derrapa (Imagem: Reuters/Charles Platiau)

O crescimento empresarial da Zona do Euro acelerou inesperadamente neste mês, com o setor de serviços do bloco registrando forte aumento da atividade uma vez que os consumidores deixaram de lado a alta dos preços, mostrou uma pesquisa.

A indústria, no entanto, teve dificuldades uma vez que os problemas da cadeia de abastecimento causados pela pandemia foram exacerbados pela invasão da Ucrânia pela Rússia e por renovados lockdowns na China.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto preliminar da S&P Global subiu a 55,8 em abril de 54,9 em março, ante expectativa em pesquisa da Reuters de queda a 53,9. Leitura acima de 50 indica crescimento.

“Abril registrou uma economia na zona do euro em duas velocidades. A indústria ficou perto de estagnar devido às restrições de oferta, aumento dos preços e sinais de que os gastos foram afetados pela aversão ao risco devido à guerra”, disse Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global.

“Também em abril a indústria sofreu devido a uma mudança na demanda de bens para serviços em meio a restrições menores contra a pandemia, mais notadamente através de um salto recorde nos gastos em atividades como viagens e recreação.”

O PMI do setor de serviços foi à máxima em oito meses de 57,7 em abril ante 55,6 em março e expectativa de 55,0.

Mas o PMI da indústria caiu à mínima de 16 meses de 55,3, ante 56,5 em março, embora tenha ficado acima da expectativa de 54,7.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.