40% das empresas já implementaram blockchain apesar de desafios, afirma Deloitte

17/06/2020 - 11:20
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Deloitte realizou uma pesquisa com inúmeros executivos de empresas em todo o mundo e descobriu que diversos setores já usam a tecnologia blockchain apesar de ainda existirem algumas barreiras (Imagem: Deloitte)

Quase 40% das empresas que participaram da pesquisa da Deloitte já implementaram a tecnologia blockchain para melhorar seus processos, mas ainda existem desafios para maior adesão.

Deloitte realizou uma pesquisa com 1,5 mil executivos seniores em 14 países e descobriu que mais empresas aplicaram dinheiro e recursos em blockchain este ano em comparação ao ano passado.

Em 2019, 23% dos respondentes afirmaram terem incorporado blockchain. O número deste ano (39%) é um “salto significativo”, segundo a gigante empresa de consultoria.

“Embora blockchain antes tenha sido classificado como uma tecnologia experimental, agora representa um verdadeiro agente de mudança”, afirmou Deloitte.

Blockchain “evoluiu” e agora está “fortemente enraizado no pensamento estratégico de empresas em diversas indústrias”, segundo Linda Pawczuk, líder de blockchain global e nos EUA da Deloitte.

Respondentes que já implementaram blockchain em sua produção (Imagem: Pesquisa Global sobre Blockchain de 2020 da Deloitte)

Dado o potencial da tecnologia, agora blockchain é uma das cinco principais prioridades de estratégia para grande parte das empresas (55%), segundo a pesquisa. É um aumento dos 53% em 2019 e dos 49% em 2018.

Os cinco principais casos de uso que são um foco das empresas perguntadas são criptoativos, acesso/compartilhamento de dados, reconciliação de dados, proteção de identidade e pagamentos.

Conforme mais respondentes buscam explorar aplicações de blockchain, 82% estão contratando funcionários especializados em blockchain ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses (no ano passado, esse número era 73%).

Além disso, este ano, 83% dos respondentes indicaram que suas empresas perderiam vantagem competitiva se não aderissem ao blockchain (em comparação a 77% em 2019).

Respondentes que afirmam ou estarem contratando funcionários especializados em blockchain ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses (Imagem: Pesquisa Global sobre Blockchain de 2020 da Deloitte)

Porém, ainda existem desafios para a adesão do blockchain, incluindo barreiras de implementação, ou seja, a substituição de sistemas existentes, possíveis ameaças de segurança, questões sobre sensibilidade de informações de adversárias, falta de esclarecimento regulatório, dentre outras.

Porcentagem de respondentes que acham que a questão é uma barreira para um maior investimento em blockchain (Imagem: Pesquisa Global sobre Blockchain de 2020 da Deloitte)

“Mesmo assim, em 2020, tanto os pontos de prova audaciosos como os modestos em inúmeros cenários de implementação demonstram que a tecnologia blockchain funciona — e pode funcionar — para muitas empresas, comércios e indústrias diferentes”, afirmou Deloitte.

É importante destacar que Deloitte realizou essa pesquisa entre o início de fevereiro e março, quando o coronavírus ainda estava começando a surgir como uma crise sanitária global.

Deloitte afirma que está confiante que o blockchain continuará a ter adesão em empresas em todo o mundo no próximo ano ou dois.

Porém, o processo de escolha de aplicações atuais e futuras ainda “demandará tempo, dependendo da indústria, do amadurecimento, da tolerância de risco e dos orçamentos”.

Confira, na íntegra, a pesquisa realizada pelo Deloitte:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 17/06/2020 - 11:48

Cotações Crypto
Pela Web