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7 frases que um líder nunca deve dizer aos colaboradores

22/12/2016 - 9:59

Daniel Scott é Consultor Sênior de Eficiência Operacional (Skala Consulting)

A gestão de pessoas é, possivelmente, uma das tarefas mais difíceis em uma empresa. Isso ocorre já que empresas não são máquinas que funcionam isoladamente. Independente de qual setor, tamanho do mercado ou lugar onde operam, todas as empresas têm algo em comum: elas são compostas por pessoas.

E, quando você está administrando funcionários, frequentemente sua paciência é posta a teste pela falta de motivação, resistência a mudanças e demais problemas cotidianos inerentes a relações de trabalho.

Algumas vezes podemos acabar dizendo coisas que nos arrependemos. Porém o líder, diferentemente dos demais colaboradores, é aquele que deve dar o exemplo e mostrar o melhor uso possível da comunicação verbal dentro da organização.

Uma reação instintiva pode acabar estragando sua reputação e romper, permanentemente, uma relação de confiança. Aqui estão sete frases que um bom líder nunca deve dizer a um colaborador, especialmente quando está de cabeça quente.

1 – “Eu sou o chefe, faça o que eu mando”

O respeito por parte dos demais colaboradores deve vir através de suas ideias, atitudes e ações. Nunca por meio de ameaças. Se você espera que os colaboradores legitimem sua liderança e o sigam no longo prazo, você não pode ter padrões de comportamento diferentes para eles do que você adota para si mesmo.

2 – “Se você não gosta, pode ir embora. Acharei alguém que faça isso”

Novamente, nunca se deve tratar um colaborador com esse tipo de intimidação. Um bom líder não precisa ameaçar um colaborador para que este faça algo.

O líder deve possuir as habilidades necessárias para motivar seus funcionários e entregar os resultados pretendidos. Vale ressaltar que esse tipo de atitude também pode ser qualificável como assédio moral.

3 – “Seja grato por ter seu trabalho”

Ninguém consegue trabalhar bem em um ambiente no qual o funcionário sinta que o empregador faz um favor ao contratá-lo. Se você não está satisfeito com a performance de um colaborador, o melhor caminho é apresentar um feedback para que ele possa melhorar.

Caso o problema persista, então você deve proceder para solucionar de outra forma. A mentalidade de que o líder é um “senhor de engenho” é antiquada e não deve ser praticada.

4 – “Por que você é o único que tem problema com isso?”

Essa frase normalmente é utilizada em 2 contextos. O primeiro, quando o colaborador é resistente a mudanças, ou tem problemas de performance. Se esse for o caso, então o caminho a se proceder é sempre resolver a situação o mais rápido possível, através de uma comunicação direta com a pessoa.

O outro contexto é quando alguém está te incomodando por uma situação específica. Nesse caso, possivelmente a falha pode estar ocorrendo por você não ouvir as ideias dessa pessoa ou, pelo menos, fazer ela entender que ela está sendo ouvida.

Independente de qual seja o caso, o mais importante aqui é entender que comparações entre funcionários (entre pessoas em geral) nunca devem ser feitas. Ninguém gosta de ser comparado com outra pessoa, especialmente de forma negativa.

5 – “Isso é culpa toda sua”

Os melhores líderes tomam responsabilidade pelas ações de sua equipe, mesmo que não tenham sido diretamente culpados por isso. Eles não apontam culpados, mas fazem com que os liderados entendam que se um erra, todos devem trabalhar para corrigir esse erro.

Ao invés de procurar culpados, procure sempre trabalhar para garantir o sucesso das operações nas próximas vezes.

6 – “Deixa pra lá, eu mesmo farei isso”

Liderança não é uma atividade que se deve exercer sozinho. Esse hábito que algumas pessoas possuem de puxarem a tarefa para si, quando veem que outras estão tendo dificuldade de fazer, é péssimo, pois abaixa a moral do colaborador.

Ao invés disso, procure escolher as pessoas certas nas quais você confia e ensine-as a realizarem as tarefas necessárias.

7 – “Eu não tenho tempo para isso”

Essa talvez seja a pior coisa que um líder pode dizer a um colaborador. O líder chegou no posto de liderança exatamente para resolver problemas e ouvir novas ideias. Esse é o trabalho dele. Nunca fale que não tem tempo para algo.

Se realmente não tiver, pense em formas alternativas de gerenciar seu tempo, sem despachar o colaborador. Não é porque você é o chefe que o tempo dos funcionários não é importante também.

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Última atualização por Money Times - 11/09/2019 - 16:57

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