Carteira Recomendada

8 fundos imobiliários para apostar no começo do governo Lula, segundo Inter Research

04 jan 2023, 9:51 - atualizado em 04 jan 2023, 9:51
Investimentos
Inter escala oito fundos imobiliários para investir no primeiro mês da era Lula, ativando o modo cautela (Imagem: Pixabay/Lucas Miranda)

O Inter Research revelou os oito fundos imobiliários de sua carteira recomendada para investir no primeiro mês do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A lista de FIIs recomendados é a mesma de dezembro do ano passado, no qual, mesmo com o tombo do setor no mesmo passado, não fez mudanças.

A equipe da casa de análises destaca, em relatório, que o mercado doméstico atravessou dezembro em modo cautela e seguirá com esse comportamento. Ainda assim, o índice de referência do setor (Ifix) fechou o ano com rentabilidade de 2,2%.

“Apesar da forte correção registrada no fim do ano, os fundos de tijolo ainda registraram variação positiva de 3% em 2022. Impactada pela deflação do terceiro trimestre, os fundos de papel encerraram 2022 com desempenho positivo de 2,3% no ano”, comenta.

Segundo os analistas, digerindo a composição do novo governo e do orçamento de 2023, o mercado segue com visão cautelosa para janeiro. “Diante de um cenário indefinido no aspecto fiscal, o segmento de FIIs deve seguir volátil”, diz a equipe do Inter.

Aposta em fundos imobiliários de papel

Eles ressaltam que, em meio às incertezas fiscais que elevaram a curva de juros futura e trouxeram riscos inflacionários, o aumento de exposição aos fundos de papel permanece adequada, uma vez que os recebíveis seguem com eficiente indexação à inflação.

“Com uma potencial continuidade da taxa Selic em níveis contracionistas, o pós-fixado desempenha outro importante papel em termos de rentabilidade. Ainda que não apresentem potencial upside, os fundos de papel seguem estrategicamente importantes em termos de resiliência”, avaliam.

Entretanto, segundo eles, o desconto existente nos fundos de tijolo traz grandes oportunidades em termos de ganhos de capital no longo prazo. “No curto prazo, porém, adotamos um tom mais cauteloso para a classe de ativos, priorizando veículos com bons fundamentos e segmentos momentaneamente mais sólidos em termos operacionais”, pondera a equipe da casa de análises.

Desempenho do Ifix

A equipe do Inter acrescenta que o mercado de FIIs encerrou o mês passado reduzindo as perdas em relação ao tombo exibido em novembro, com o Ifix da carteira da casa de análises recuando 0,37%, mas com rentabilidade positiva de 2,8% no acumulado de 2022.

8 fundos imobiliários para apostar no início do governo Lula

Fundo Ticker Segmento Retorno total (12 meses) Dividendo indicativo
CSHG REAL ESTATE HGRE11 Lajes Corporativas -1,3% 7,6%
HEDGE BRASIL SHOPPING HGBS11 Shoppings 8,1% 8,5%
VINCI SHOPPING CENTERS VISC11 Shoppings 11,2% 8,5%
VINCI LOGISTICA VILG11 Galpões 2,5% 8,6%
RBR ALPHA FUNDO DE FUNDO RBRF11 Fundos de Fundos -2,8% 11,0%
KINEA INDICE DE PREÇOS KNIP11 Títulos e Valores Mobiliários -0,4% 3,9%
RBR RENDIMENTO HIGH GRAD RBRR11 Títulos e Valores Mobiliários -3,0% 10,0%
CSHG RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS HGCR11 Títulos e Valores Mobiliários 9,2% 14,1%

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.