Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

84 anos na mesma empresa: Veja os conselhos sobre carreira do brasileiro recordista mundial

Gabriela Mackert Occhipinti
04/05/2022 - 11:29
Walter Orthmann
Brasileiro, Walter Orthmann, de 100 anos bate recorde após 84 anos na mesma empresa (Imagem: Reprodução/Guinness World Records)

Buscar por uma mobilidade de carreira é cada vez mais comum. Isso leva as pessoas a trabalharem em várias empresas ao longo de suas vidas profissionais, em vez de ficar anos em apenas uma.

Não é o caso de Walter Orthmann. O brasileiro de 100 anos quebrou o recorde de maior permanência em uma única empresa, de acordo com um comunicado à imprensa, datado da semana passada, do Guinness World Records.

Ele trabalhou em uma empresa por 84 anos e 9 dias até o dia 6 de janeiro, quando o Guinness verificou o recorde.

Em 17 de janeiro de 1938, Orthmann começou a trabalhar como auxiliar de expedição quando tinha quinze anos para ajudar a família que enfrentava problemas financeiros em uma empresa têxtil em Santa Catarina, chamada Industrias Renaux SA (agora conhecida como ReneauxView), segundo o comunicado.

Orthmann sempre foi muito entusiasmado quando se trata de aprender algo novo. Ele nasceu em Brusque, uma pequena cidade em Santa Catarina com uma grande população alemã.

Ele foi à tecelagem com sua mãe para se candidatar a um emprego e, por sua forte proficiência em alemão, foi contratado. Orthmann trabalha na mesma empresa, ReneauxView, desde então.

“Em 1938, esperava-se que as crianças trabalhassem para ajudar a sustentar a família. Como o filho mais velho, minha mãe me levou para encontrar um emprego aos 14 anos”, disse o recordista ao Guinness World Records.

Trajetória na empresa

Após conseguir seu primeiro cargo como auxiliar de expedição, Orthmann demonstrou grande habilidade e vontade de aprender, sempre fazendo mais do que o esperado.

Pouco depois, ele foi promovido a uma posição em vendas e, com isso, se tornou um gerente de sucesso.

“Tive a oportunidade de trabalhar como vendedor. Viajei para São Paulo e em menos de uma semana abasteci a produção com pedidos equivalentes a três meses de trabalho”, contou.

Em 19 de abril de 2022,  Orthmann completou 100 anos. Ele comemorou seu centenário na companhia de seus colegas de trabalho, amigos e familiares com uma festa inesquecível.

Walter Orthmann
Há 84 anos na mesma empresa, Orthmann comemorou seu centenário com amigos, familiares e colegas de trabalho (Imagem: Reprodução/Guinness World Records)

“Quando fazemos o que gostamos, não vemos o tempo passar”

Orthmann acredita que a melhor parte de ter um emprego é que ele lhe dá um senso de propósito, comprometimento e rotina.

Ao longo de seus 84 anos de trabalho, viu muitas coisas mudarem na empresa, no país e no mundo. Como resultado, ele entendeu que uma das partes mais importantes do negócio é estar sempre atualizado e se adaptar a diferentes contextos.

O recordista comenta que o melhor conselho profissional que pode dar é tentar trabalhar em uma boa empresa e em uma área em que se sinta motivado.

“Quando fazemos o que gostamos, não vemos o tempo passar”, disse.

Conselho para os mais jovens

Dono também de um carisma, empatia e humanidade que fazem dele um líder forte e significativo, Orthmann quebrou seu próprio recorde estabelecido em 2019 com 81 anos e 85 dias.

O centenário diz não ter pressa.

“Eu não faço muito planejamento, nem me importo muito com o amanhã. Tudo o que me importa é que amanhã será outro dia em que eu vou acordar, me levantar, me exercitar e ir trabalhar; você precisa se ocupar com o presente , não o passado ou o futuro. Aqui e agora é o que conta. Então, vamos trabalhar!”, aconselha.

Receba as principais notícias de Carreira!
Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Carreira do Money Times e receba, todo domingo, uma seleção das melhores matérias da semana para você conquistar o sucesso profissional, melhorando suas competências, antecipando-se às tendências de mercado e monitorando as áreas mais promissoras. Clique aqui para se cadastrar.

Última atualização por Tamires Vitorio - 04/05/2022 - 11:29

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de carreira?
Receba todo domingo as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto