Comprar ou vender?

9 verdades e 1 mentira sobre investimentos pessoais

28 abr 2017, 1:43 - atualizado em 11 set 2019, 16:37

Mercados

Roberto Indech é analista-chefe da Rico

1 – O rendimento da poupança em alguns anos pode ficar abaixo da inflação, o que te faz perder dinheiro.

2 – O Tesouro Direto foi criado para facilitar seu acesso aos títulos do governo

3 – Você não precisa ser expert em finanças para investir em ações. Um caminho é alocar os recursos em fundos de investimento de ações, que tem um gestor profissional e com conhecimento para isso.

4 – Existem investimentos com bons retornos e isentos de imposto de renda como LCI e LCA.

5 – É possível perder dinheiro em renda fixa. Apesar do nome sugerir uma rentabilidade garantida, esse ativo está sujeito a oscilações ainda que uma escala menor do que a renda variável.

6 – Em 2016, alguns títulos do Tesouro chegaram a apresentar rentabilidade de mais de 50%.

7 – A poupança não é o único investimento para você recorrer em caso de imprevisto. Alguns fundos de investimento têm liquidez diária e você pode resgatar para uma emergência.

8 – Não é só o gerente do seu banco que pode te ajudar com investimentos. Existem instituições independentes e sérias que dão recomendações adequadas ao seu perfil.

9 – É possível realizar investimentos sem taxa de intermediação.

10 – É preciso ter muito dinheiro para investir. Mentira! Há investimentos acessíveis a partir de R$ 30 como o Tesouro Direto.

Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.