Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

A bolsa está barata, mas é melhor esperar para comprar depois do carnaval, diz gestora ARX

30/11/2021 - 17:36
Alexandre Sant’Anna, gestor de renda variável da ARX Investimentos (Divulgação/ ARX)

A bolsa brasileira está barata, mas é melhor esperar ao menos até fevereiro para sair comprando ações, segundo o gestor de renda variável da ARX Investimentos, Alexandre Sant’Anna.

“Não vejo por que não esperar um período de dois ou três meses, porque é difícil pensar em um catalisador [para os papéis] até lá”, disse o gestor nesta terça-feira (30) ao Money Times.

O Ibovespa acumula baixa de mais de 14% desde o início do ano, em um reflexo das incertezas fiscais do Brasil. O índice norte-americano S&P sobe 23% no mesmo período.

O especialista da ARX considera que de março em diante estará mais claro o rumo da eleição, levando em conta que as candidaturas presidenciais estarão oficializadas.

Para Sant’Anna, haverá uma tendência geral de discurso de responsabilidade fiscal. “O vencedor não vai transformar a política econômica em algo heterodoxo”, comenta.

“Além disso, você tem hoje um Banco Central independente e ainda a âncora do Teto de Gastos”.

De olho no Fed

Por ora, também pesaria sobre a tomada de decisão a desaceleração da China e os próximos passos do Fed, a autoridade monetária dos Estados Unidos, disse o gestor da ARX.

“A gente está vivendo esse momento de mudança de postura do banco central norte-americano, que é de mais aperto monetário, o que acaba afetando os ativos de risco”, lembra Sant’Anna.

Nesta terça, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que é apropriado para o banco central considerar concluir a redução da compra de títulos em larga escala mais rapidamente, com base na força da economia norte-americana e na alta taxa de inflação.

A declaração empurrou os índices acionários globais para baixo, e levou o Ibovespa e aprofundar a queda do dia, para uma baixa de 1,2%, aos 101 mil pontos.

A bolsa brasileira já estava operando no vermelho por conta dos temores com a ômicron — tema a ser monitorado, segundo o gestor da ARX. Para ele, a variante do coronavírus adiciona mais uma camada de incerteza.

Última atualização por Kaype Abreu - 30/11/2021 - 17:36

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web