Economia

A dica do UBS para alegrar investidores e empresários: acelere a vacina contra a Covid-19

28 jan 2021, 17:51 - atualizado em 28 jan 2021, 17:51
Vacinas
Quem avisa, amigo é: atraso na vacinação é o maior medo do mercado, segundo o UBS (Imagem: Mary Altaffer/Pool via REUTERS)

Se, por acaso, um político qualquer quisesse estancar a queda de popularidade entre investidores e empresários, e reforçar suas chances de ser reeleito para um cargo qualquer, deveria apoiar com todas as suas forças e recursos a vacinação em massa contra a Covid-19.

É o que indica a mais recente pesquisa sobre o humor do mercado, realizada trimestralmente pelo UBS. Nesta edição, referente ao quarto trimestre de 2020, o banco suíço consultou 2.854 investidores e 1.151 donos de empresas em 14 países.

Para participar, o entrevistado deveria ter, pelo menos, US$ 1 milhão em aplicações financeiras (para os investidores), ou receita anual de US$ 1 milhão (para os empresários). No Brasil, foram entrevistados 150 investidores e 50 empresários que se encaixam nos pré-requisitos do UBS.

O quadro geral, no Brasil e nos demais países, mostra que o humor de investidores e empreendedores está diretamente ligado aos avanços e retrocessos no desenvolvimento das vacinas contra o coronavírus, bem como aos programas de imunização em massa.

Globalmente, 60% dos investidores estão otimistas com as perspectivas da economia nos próximos seis meses. A taxa é 5 pontos percentuais maior que a do trimestre anterior. A principal causa da confiança é o avanço na vacinação, citada por 72% dos otimistas. A eleição do democrata Joe Biden, nos EUA, vem em segundo lugar, com 62%.

Aposta ainda maior

Entre os empresários, o otimismo bate em 72%, 3 pontos acima do registrado no terceiro trimestre. Entre os otimistas, a vacinação é o motivo citado por 43%.

CoronaVac, Vacinas, Governo de São Paulo
Pressa: investidores e empresários brasileiros atrelam seu humor à vacinação, mais que a média global  (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

No Brasil, o otimismo é ainda mais acentuado. Nada menos que 76% dos investidores fecharam o quarto trimestre confiantes na melhora da economia nos próximos meses. No terceiro trimestre, essa taxa era de 69%. Entre os empresários brasileiros, o otimismo saltou de 70% para 82% na mesma comparação.

O humor verde-amarelo é ainda mais dependente do avanço na vacinação, que o da média global. Por aqui, 80% dos investidores citaram a imunização contra o coronavírus como a base de sua confiança com o futuro. No empresariado, o percentual ficou em 70%.

Não é por acaso, portanto, que a maior preocupação dos entrevistados, no Brasil, é que a vacinação atrase. Nada menos que 75% dos participantes locais da pesquisa do UBS disseram que esta é a sua maior preocupação. Fica a dica para quem, eventualmente, quiser se reeleger qualquer dia.

Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.