A importância da escassez de tempo dos tokens não fungíveis

14/09/2021 - 12:02
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Em artigo à Messari, o analista Mason Nystrom faz um paralelo entre seu jogo preferido de RPG e as lições que os atuais NFTs em blockchain podem aprender (Imagem: Freepik)

Quando eu era jovem, passei semanas da minha vida jogando Runescape. Semanas!

Parece incomum, mas muitas pessoas envolvidas no mercado cripto jogaram Runescape, World of Warcraft ou outros jogos interativos de interpretação de personagens on-line e em massa (MMORPG).

A analogia mais comum derivada do Runescape é o infame chapéu de festa azul como se fosse um token não fungível (NFT) original do Runescape e uma representação de como itens inúteis têm um enorme valor monetário.

Porém, não iremos falar sobre presentes de natal, e sim discutir outro aspecto do jogo que acreditamos que cripto deva aprender.

Runescape era um ótimo jogo por diversos motivos. A jogabilidade (“gameplay”) era divertida, pois agradava todos os tipos de gamers. Era algo social entre grupos (clãs) e algumas tarefas precisavam ser completadas por diversas pessoas. O mais importante: qualquer tarefa demorava horas.

No Runescape, se você chegasse ao nível 99 (o máximo) de uma das habilidades (agrícola, culinária, mineração), você recebia uma capa com um emblema da habilidade.

No nível 99 de uma habilidade, personagens ganhavam capas com emblemas da habilidade adquirida (Imagem: Runescape)

Havia dois fatores que tornavam essas capas de habilidade em um grande atrativo. Primeiro, não eram negociáveis, então você não poderia comprar o “sucesso”.

Segundo, não havia um limite de fornecimento para o número de capas de habilidade — se você chegasse ao nível 99 de uma habilidade, você poderia comprar uma.

É importante destacar que essas capas não eram negociáveis no Runescape, o que aumentava seu valor social porque a obtenção da capa não pode ser manipulada.

Horas gastas por nível da habilidade “Slayer” (Imagem: OSRS)

Slayer, a habilidade que mais consumia tempo no Runescape — a morte de monstros especiais —, exigia um mínimo de 300 horas de jogo. Seria o equivalente a 12,5 dias de jogo ininterrupto ou 37,5 dias úteis (8 horas por dia).

Até mesmo Prayer, a habilidade que consumia menos tempo, exigia cerca de 8,5 horas de jogo para atingir o nível máximo. Quando um jogador do Runescape recebe uma capa, significa que passaram dias ou semanas para chegar no nível 99.

Assim, capas de habilidade são um exemplo de escassez com base em tempo e trabalho.

Gatinhos virtuais e a escassez digital

NFTs escassos ao longo do tempo

O tempo é universal e naturalmente limitado, tornando-o no recurso mais equitativo — todas as pessoas têm as mesmas 24 horas. NFTs podem aprender com o Runescape sobre como integrar intensas tarefas, com base em tempo e trabalho, na forma como são obtidos.

Até hoje, a aquisição de grande parte dos NFTs exige capital, criando uma cultura de NFTs em torno do dinheiro em vez do mérito.

NFTs repletos de uma cultura de trabalho cria uma comunidade com base na experiência compartilhada. NFTs escassos ao longo do tempo não precisam necessariamente de muito trabalho.

Os NFTs da Zapper exigiam uma verificação de seu aplicativo todos os dias para obter pontos de experiência para atingir certos níveis, em que NFTs seriam concedidos.

A mágica do software permite que existam todos os tipos de experimentos:

→ NFTs/distintivos concedidos após completar diversas tarefas comuns de uma organização autônoma descentralizada (DAO), como votações;

→ NFTs não negociáveis e concedidos com base em habilidades e esforço, como NFTs para pessoas que tiverem uma quantia superior a X em NFTs a partir de contratos verificados da OpenSea);

→ NFTs não negociáveis que precisam ser criados após a aquisição de subpartes não negociáveis (que também têm a forma de NFTs);

→ NFTs não negociáveis que dão acesso a outros NFTs que são negociáveis.

O setor de design está bem aberto para novos tipos de NFTs e DAOs, pois comunidades que adotam NFTs escassos ao longo do tempo podem ser uma comunidade bem mais forte e que não irá prezar apenas pelo aspecto financeiro no futuro.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Matéria Original: "Time Scarce NFTs"

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 14/09/2021 - 12:02

Cotações Crypto
Pela Web