Mercados

Ibovespa futuro sobe e dólar recua em pregão pós Selic; veja o que move o dia

22 set 2022, 9:07 - atualizado em 22 set 2022, 9:21
Mercados
Dólar sobe e Ibovespa futuro cai na abertura desta quinta (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O dólar abriu o pregão desta quinta-feira (22) em queda de 0,82%, cotado a R$ 5,1290.

A moeda fechou quarta-feira (21) em valorização de 0,38%, vendida a R$ 5,1714, em dia marcado pelas decisões sobre as taxas de juros do Brasil, a Selic, e dos Estados Unidos.

Ainda nesta manhã, às 9h05, o Ibovespa futuro operava em alta de 0,75%, a 113.626 pontos.

Na véspera, o índice futuro fechou o pregão no vermelho, com baixa de 0,72%, a 112.600 pontos.

Mercados hoje

Ibovespa hoje: Depois da Super Quarta, vem a Super Quinta

Ibovespa não resistiu ontem à pressão negativa vinda dos mercados internacionais e encerrou a sessão em queda, porém com perdas bem menores que o visto lá fora. Afinal, a última Super Quarta do ano deixou uma lição: enquanto os principais bancos centrais globais lutam contra a inflação elevada, o Comitê de Política Monetária (Copom) decretou missão cumprida.

Aliás, as decisões de juros mundo afora continuam hoje, dando o tom de uma Super Quinta. O dia começou cedo, com o BC do Japão (BoJ) atuando para proteger o iene. A resposta à primeira intervenção no mercado de câmbio japonês desde 1998 foi imediata, com o dólar saindo da faixa de 144 ienes e retrocedendo ao redor de 142.

A dúvida é se essa intervenção será capaz de mudar a dinâmica do movimento. Ao que tudo indica, não, pois há uma tendência global de fortalecimento do dólar. O problema é que à medida que o Federal Reserve decidiu ser mais agressivo no ciclo de aumento da taxa de juros, os países que não seguiram o ritmo de aperto nos Estados Unidos passaram a ter grande desvalorização cambial.

Basta ver os exemplos das moedas asiáticas, como o iene e o yuan; e europeias, como o euro e a libra. Por falar nisso, o Banco da Inglaterra (BoE) anuncia logo mais sua decisão de juros e a previsão é de um aumento de 0,50 ponto percentual (pp). Porém, não se pode descartar uma alta maior, em meio à batalha europeia para combater os preços de energia.


*Com Olivia Bulla

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.