Meio Ambiente

Adolescentes são os mais convencidos sobre emergência climática

30 jan 2021, 14:00 - atualizado em 27 jan 2021, 10:27
Lixo Poluição Plástico
A ideia de forçar empresas a pagar pela poluição gerada ganhou adeptos, especialmente nos países ricos (Imagem: Unsplash/@labunsky)

Os adolescentes de alguns dos países mais poluidores do mundo são os mais convictos de que o aquecimento global é uma emergência. A conclusão é da maior pesquisa já feita a respeito de opiniões sobre o meio ambiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globalmente, 69% das pessoas com menos de 18 anos acreditam que a mudança climática constitui uma emergência.

A parcela diminui para 58% entre aqueles com mais de 60 anos. A pesquisa foi realizada com 1,2 milhão de pessoas em 50 países pelo Programa de Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas e pela Universidade de Oxford. O estudo não inclui a China, país que mais emite os gases causadores do efeito estufa.

“O reconhecimento da emergência climática é muito mais difundido do que se pensava”, afirmou Stephen Fisher, professor de sociologia da Universidade de Oxford e coautor do estudo, em comunicado. “Também descobrimos que a maioria das pessoas claramente deseja uma resposta forte e abrangente das autoridades.”

No geral, 64% dos sondados acreditam que o aquecimento global é uma emergência e, entre eles, 59% entendem que uma resposta urgente é necessária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A preservação de terras e florestas e a maior utilização de energias renováveis e técnicas agrícolas favoráveis ao clima foram as mais soluções preferidas. A ideia de forçar empresas a pagar pela poluição gerada ganhou adeptos, especialmente nos países ricos.

A pesquisa People’s Climate Vote traz à tona a visão de uma geração de jovens que, em 2018 e 2019, liderou manifestações ao redor do mundo em prol de medidas climáticas, usando plataformas como o movimento Fridays for Future.

Para atingir esse público, a ONU adotou uma abordagem não convencional ao distribuir a pesquisa em jogos de celular. Participaram ao todo 1,22 milhão de pessoas, sendo 550.000 menores de 18 anos.

Os jovens no Reino Unido e Itália são os mais convencidos da emergência climática: 86% dos sondados concordam com essa avaliação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A parcela de adolescentes que enxergam uma emergência climática é menor em nações como a Moldávia (61%), Quirguistão (62%), Sri Lanka (62%) e Argentina (63%), porém a diferença em relação aos entrevistados com mais de 60 anos que têm a mesma opinião nesses países ficou ao redor de 20 pontos percentuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar