Internacional

Afinal, dinheiro traz felicidade? Confira os países mais felizes, segundo a ONU

07 abr 2024, 9:30 - atualizado em 07 abr 2024, 9:42
finlandia
ONU publica relatório de felicidade global de 2024 (Imagem: Canva Pro)

Em relatório de felicidade global de 2024 da ONU, a organização mapeou 143 países olhando vários indicadores, mas principalmente suporte social, renda, saúde, liberdade, generosidade e corrupção. A Finlândia, pela sétima vez, está no topo da lista. 

A ideia de que só o dinheiro traz felicidade é motivo de discórdia. Contudo, no conjunto das pessoas, o estudo mostrou que os países mais ricos são mais felizes.

Além da Finlândia, os países que lideram o ranking são Dinamarca e Islândia, que mantêm a posição do último ano. Porém, nos últimos lugares da lista estão, principalmente, países africanos, como Namíbia, Gana e Níger e países destruídos por guerras, como Líbano e Afeganistão.

Em suma, o ranking mostra que os países felizes são os mais desenvolvidos – e os últimos são mais pobres.

De acordo com o professor Jan-Emmanuel De Neve, diretor do Centro de Pesquisa de Bem-Estar da Universidade de Oxford à CNN, a felicidade geral de um país aumenta quando são mais altos indicadores como os ganhos médios dessa população, uma distribuição de riqueza menos desigual, um estado de bem-estar que fornece estabilidade psicológica e uma esperança de vida saudável.

O Brasil, este ano, subiu no ranking. Atualmente o país está na posição 44, em relação a 49 do ano passado, ficando atrás de Kosovo, El Salvador e Nicarágua. De acordo com a ONU, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com quase 10% da população com transtorno de ansiedade. 

*Com informações da CNN

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.