Agenda

Senado aprova reforma tributária, mas novo imposto ainda não está valendo; confira a agenda desta quinta (09)

09 nov 2023, 7:59 - atualizado em 09 nov 2023, 7:59
reforma tributária agenda (2)
Agenda: Reforma Tributária foi votada e aprovada pelo Senado; agora, ele volta para análise da Câmara dos Deputados, pois o texto passou por mudanças. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Ontem à noite, o Senado aprovou a reforma tributária em dois turnos. O texto que passou em plenário prevê a unificação de cinco tributos, mas também cria uma espécie de trava para impedir o aumento de impostos para a população.

O relator da proposta, senador Eduardo Braga, também incorporou uma série de novas exceções e tratamentos especiais. Para evitar que a alíquota do imposto final seja muito alta, ele esclareceu que, para cada concessão que foi feita, houve uma redução de concessão determinada pela Câmara dos Deputados.

O ministro Fernando Haddad comemorou a aprovação e agradeceu os relatores. Segundo ele, o texto tem uma série de elementos novos que vão aperfeiçoar o sistema tributário brasileiro.

No entanto, o projeto da reforma tributária ainda não tem prazo para entrar em vigor. Isso porque, como o texto passou por alterações no Senado, ele precisa voltar para o aval da Câmara dos Deputados. Só depois disso, recebe a liberação do presidente para publicação no Diário Oficial.

Ainda hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma reunião marcada com o presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates. Vale lembrar que a divulga os seus resultados do terceiro trimestre após o fechamento do pregão.

  • Eletrobras deixa prejuízo para trás e lucra R$ 1,47 bilhão no 3T23: Ainda vale a pena investir nas ações da elétrica? Confira a recomendação do analista Ruy Hungria no Giro do Mercado desta quarta-feira (8), é só clicar aqui:

Confira a agenda do presidente Lula desta quinta-feira (09)

Horário Programação Local
09h30 Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates Palácio do Planalto
15h Governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o Presidente da Fortescue, Andrew Forrest Palácio do Planalto
16h Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, para entrega de 33 ambulâncias do SAMU 192 ao Ceará Palácio do Planalto
17h30 Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban Palácio do Planalto

Economia

A agenda de indicadores de hoje não tem grandes destaques. O mercado vai estar atento às novas falas do presidente do Federal ReserveJerome Powell.

Ontem, o seu discurso deixou o mercado um tanto desconcertado, já que ele não comentou nada sobre a política monetária. No entanto, nesta quinta-feira (9), ele participa de uma conferência, onde não deve escapar do assunto que tanto interessa os investidores.

O mercado busca por sinais de que o Fed não vai mais subir a taxa de juros americana. Os mais otimistas também já projetam um afrouxamento monetário a partir de maio do ano que vem.

Por aqui, um evento do Itaú contará com a presença de Diogo Guillen, diretor de Política Econômica do Banco Central, e do ministro Fernando Haddad.

Confira a agenda econômica desta quinta-feira (09)

Horário País Indicador
06h00 Zona do Euro Relatório Mensal do BCE
08h00 Brasil Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Outubro)
10h30 EUA Pedidos por Seguro-Desemprego (Semanal)
14h00 EUA Relatório WASDE
16h00 EUA Pronunciamento do Powell, Chair do Fed

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar