Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Agora Financial: A melhor relação risco x retorno

27/07/2019 - 17:05
(Imagem: Pixabay)

Caro leitor,

Donald Trump está certo: a economia dos EUA está indo muito bem!

O quanto o consumidor está gastando é um dos aspectos mais importantes da economia e, até aqui, os números de vendas no varejo mostram uma economia forte, robusta, saudável e crescente.

Onze das 13 principais categorias de varejo aumentaram, incluindo a indústria de restaurantes, que viu suas receitas aumentarem 0,9% em junho.

Eu falo da indústria de restaurantes porque essa é uma das primeiras a sentir o impacto quando os consumidores começam a cortar os gastos, mas como disse o presidente do Fed, Jerome Powell, esse ainda não é o caso.

Os gastos do consumidor estão em um nível saudável e isso faz sentido quando você observa os menores níveis de desemprego em décadas, salários melhores e ótimo nível de confiança.

Definitivamente essas não são características de uma economia em recessão e, portanto, permanece a expectativa de que o crescimento continue por um longo período.

No entanto, há quem esteja preocupado com os efeitos da prolongada guerra tarifária cujos resultados poderão ser observados nessa temporada de resultados.

Há também quem esteja atento ao índice de recessão do FED, à curva de juros, ao desaquecimento da economia global, aos estímulos prematuros à economia, ao potencial corte de juros e a disparada do ouro…

A relação causa e efeito na economia não se apresenta da noite para o dia quando as coisas vão bem ou mal, razão pela qual é preciso ficar atento aos dados econômicos para poder perceber se algo está saindo dos trilhos.

Por ora, os principais índices norte-americanos continuam pujantes, porém, além de continuar olhando para cima e imaginando até onde os mercados podem chegar, é bom nunca esquecer quão alto já chegaram.

Em breve o Federal Reserve poderá injetar outra dose de esteroides monetários na economia com o corte nas taxas de juros, o que, a propósito, tende a fazer com que o mercado continue subindo, que as empresas ampliem seus ganhos e, consequentemente paguem mais dividendos aos acionistas…

Trata-se da continuidade de um ciclo virtuoso… Por outro lado, sabemos que o mercado de ações não sobem em linha reta …

É certo que haverá solavancos e quedas de confiança mais a frente, mas ao menos até agora, não vejo motivos para você tirar o seu dinheiro do mercado de ações.

Aliás, acredito que esvaziar sua carteira nesse momento seja um grande erro e, eventualmente, fruto de arrependimento no futuro, pois você perderia a oportunidade de continuar surfando nesse bull market.

Você pagaria alguém para pegar seu dinheiro emprestado? “Pegue meu dinheiro … por favor! Eu te pago!”

eua

Por mais maluco que isso possa parecer, é exatamente isso que está ocorrendo em um mundo em que as taxas de juros estão negativas.

De acordo com o Bank of America Merrill Lynch, há um total de US$ 13 TRILHÕES de títulos com rendimentos negativos hoje! E a maioria desses títulos é dívida do governo de países europeus com finanças instáveis.

Em outras palavras, os investidores que compram esses títulos estão efetivamente pagando pelo privilégio de emprestar dinheiro a esses países e ganhar juros ZERO sobre esse dinheiro! República Checa, França, Alemanha, Suíça… você escolhe…

Muitos dos títulos de curto ou longo prazo emitidos por esses governos são negociados com um rendimento negativo. A insanidade é tanta que até mesmo títulos de alto risco europeus também possuem rendimento negativo.

Vale destacar que os títulos de risco são emitidos por empresas com uma qualidade de crédito tão baixa – fluxo de caixa negativo e / ou alta probabilidade de inadimplência – que são consideradas muito arriscadas para receberem um “grau de investimento”.

Esses títulos, portanto, deveriam oferecer os maiores retornos do planeta!

Isso sim é tomar risco sem necessidade! E há quem diga que investir em ações com o mercado na máxima histórica é arriscado.

Se o que te preocupa é o risco de um novo colapso dos mercados, de recessão da economia global ou o fim do bull market que se mantém forte desde 2009, então procure mecanismos de proteção como puts e…. ouro!!

Desde janeiro temos destacado duas ações no mercado americano que se beneficiaram dessa corrida do ouro recente.

Na sexta-feira, no Weekly Update, exclusivo para os assinantes do Money Connection, comentaremos sobre uma terceira que ficou um pouco para trás, mas que ainda pode oferecer bons retornos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 26/07/2019 - 15:24

Cotações Crypto
Pela Web