O Melhor do Seu Dinheiro

Agora só falta você, Campos Neto: Prejuízo da Oi, a volta da Hapvida, Brasileirão Financeiro e outros destaques do dia

15 jun 2023, 8:18 - atualizado em 15 jun 2023, 8:20
Roberto Campos Neto
O Copom do BC vai se reunir na semana que vem para decidir os rumos da Selic. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Faz pouco mais de um mês que o mundo perdeu Rita Lee. E isso tem levado a uma espécie de redescoberta da rainha do rock brasileiro. Quem ainda não trocou definitivamente o rádio pelo streaming tem ouvido suas músicas com mais frequência do que antes. E isso é ótimo.

Quem pegou a guitarra, chamou a Rita e soltou a voz foi o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. E antes que você vá perguntar para o Google, sim, o ministro toca guitarra e curte um rock’n’roll.

Acontece que os acordes de “Agora Só Falta Você” não foram dedicados à esposa Ana Estela, mas ao presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Antes, é melhor esclarecer: não se trata de intriga nem de nenhuma insinuação maliciosa.

O ministro só estava feliz. Tinha acabado de receber a notícia de que a agência S&P havia elevado de estável para positiva a perspectiva para a nota de risco de crédito — o famoso rating — do Brasil.

Pouco antes, o Ibovespa, que já vinha bem, ficou ainda melhor. A repercussão levou o principal índice da B3 a subir 1,99%, recuperando os 119 mil pontos. Foi a oitava alta em nove pregões realizados até agora em junho.

Enquanto dedilhava os primeiros acordes, Haddad elogiou o que vê como harmonia entre os poderes, disse considerar inevitável que o Brasil recupere o grau de investimento e então dedicou a canção. “Está faltando o BC se somar a esse esforço, mas quero crer que estamos prestes a ver isso acontecer”, afirmou, esperançoso.

O fato é que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC vai se reunir na semana que vem para decidir os rumos da Selic. No entanto, embora Campos Neto esteja sob pressão cada vez maior para baixar os juros, participantes do mercado consideram improvável que o Copom comece a derrubar a Selic antes de agosto. Há quem fale que será só em setembro.

Enquanto isso, para além do anúncio da S&P, os participantes do mercado monitoram as reações a um novo corte de juro na China e à expectativa de uma nova alta na zona do euro.

Para ficar por dentro de como os acordes de “Agora Só Falta Você” vão ressoar hoje no mercado, acompanhe a cobertura do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

BALANÇO ATRASADO
Oi (OIBR3) tem prejuízo bilionário no 1T23, consome caixa e vê a dívida líquida ficar acima de R$ 20 bilhões.
 A empresa reverteu os lucros registrados há um ano; por mais que a linha de receita traga boas notícias, o endividamento se deteriorou.

RESPIRANDO SEM APARELHOS
Hapvida está fora de perigo? Citi melhora classificação de HAPV3 e eleva preço-alvo para R$ 6.
 Com o novo preço-alvo para os papéis da empresa, o potencial de valorização passou para 39,5% em relação ao fechamento desta quarta-feira (14).

ESTRADA DO FUTURO
E se a inteligência artificial desacelerar antes do que todos imaginam?
 O ChatGPT surgiu há poucos meses, mas, na análise do colunista Richard Camargo, é bem possível que a IA seja muito mais madura do que você imagina.

FUTEBOL E FINANÇAS
Corinthians e São Paulo surpreendem e se aproximam do Palmeiras no ‘Brasileirão Financeiro’.
 Relatório mostra diminuição das receitas de Flamengo e Palmeiras e crescimento de Corinthians e São Paulo. Entenda como aconteceu a ‘zebra’ nas finanças dos clubes de futebol.

CONVITE ESPECIAL PARA INVESTIDORES PREMIUM 
Parabéns! Seu acesso ao grupo seleto para investidores do Seu Dinheiro no Telegram foi desbloqueado. Lá você tem acesso ao conteúdo exclusivo que nossa equipe de repórteres especiais envia diariamente. Clique aqui para aceitar o convite.

Uma boa quinta-feira para você!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.