Política

Alckmin ajudará a negociar reforma tributária no Congresso

06 mar 2023, 11:47 - atualizado em 06 mar 2023, 11:47
Geraldo Alckmin
Alckmin deve se reunir com o relator da reforma ainda esta semana (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O vice-presidente Geraldo Alckmin se unirá aos esforços do governo para negociar a tão esperada reforma tributária no Congresso, disse o deputado Reginaldo Lopes em entrevista.

“Ele vai atuar conversando com os setores sobre a importância da reforma e contornando dissensos”, disse Lopes (PT-MG), que coordena o grupo de trabalho sobre a reforma.

Alckmin deve se reunir com o relator da reforma ainda esta semana, acrescentou Lopes.

O relatório da proposta está previsto para 16 de maio.

O gabinete de Alckmin não respondeu a um pedido de comentário.

Entre para o Telegram do Money Times!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

O Brasil vem tentando simplificar seu sistema tributário bizantino há mais de três décadas, mas várias propostas não chegaram a um consenso no Congresso.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que uma reforma tributária, aliada a uma nova âncora fiscal, será crucial para garantir a credibilidade das finanças públicas em meio a gastos sociais crescentes.

Alckmin, que também está à frente do Ministério da Indústria, será um elo bem-vindo entre Executivo, Congresso e setor produtivo, segundo Mário Sérgio Telles, gerente-executivo de economia da Confederação Nacional da Indústria.

O setor industrial apoia a reforma, disse ele, desde que inclua ideias previamente negociadas, como um fundo de R$ 40 bilhões para compensar empresas que perderão incentivos fiscais.

“Depois de 30 anos de discussão, a proposta de reforma amadureceu”, disse Telles.

“O Congresso está determinado e o governo mostrou apoio claro a ela.”

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.