Empresas

“Alô, quem fala?”: Nubank divulga nova função para evitar que clientes caiam em golpes; confira

07 abr 2024, 14:00 - atualizado em 05 abr 2024, 15:12
nubank ferramenta ligações
Medida faz parte de outros projetos do Nubank para evitar que clientes caiam em golpes (Imagem: Rafael Borges/Money times)

O Nubank (ROXO34) divulgou uma nova opção para evitar que os clientes caiam em possíveis golpes, o “Chamada Verificada“. A função permite identificar se a ligação realizada realmente está sendo realizada pelo banco digital.

Fabiola Marchiori, vice-presidente de Engenharia e gerente geral de combate a fraudes do Nubank, afirma que “essa nova função dá aos usuários um recurso em tempo real para estarem mais protegidos contra um golpe que, infelizmente, se tornou muito comum no Brasil”.

A medida surge ao mesmo tempo em que outras tentativas para evitar golpes são implementadas, como o “Alô Protegido”, que bloqueia ligações suspeitas de falsas centrais de atendimento, e o “Modo Rua”, que restringe o uso do aplicativo fora das casas dos usuários.

As ações integram a campanha de conscientização contra o “Golpe da Falsa Central“, em que um suposto funcionário da central de atendimento entra em contato com o cliente do banco e tenta obter transferências de dinheiro ou informações pessoais.

Como funciona a nova ferramenta do Nubank?

Após receber uma ligação, o cliente pode abrir o aplicativo do Nubank para visualizar um alerta na tela inicial e confirmar que a chamada é legítima. As chamadas são identificadas no aplicativo a partir do momento em que o cliente atende a ligação do banco.

Apenas ligações realizadas pelo Nubank ou por parceiros credenciados são notificadas no aplicativo, não sendo aplicado quando o contato é feito diretamente pelo cliente.

Caso a chamada seja legítima, a seguinte mensagem aparecerá: “Pode confiar. Você está falando com o suporte oficial do Nubank e pode usar os dados abaixo para confirmar com o agente”.

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.