O Melhor do Seu Dinheiro

Alta do Ibovespa em fevereiro, divulgação do PIB dos EUA, corte de juros pelo Fed, troca de CEO da Vale e outros destaques do dia

28 fev 2024, 8:23 - atualizado em 28 fev 2024, 8:25
(Imagem: Unsplash).

Há quem aprecie os madrugadores. Respeito. Mas, mesmo começando a trabalhar junto com os primeiros raios de sol há anos, não me acostumo. A rotina exige café em excesso e atenção redobrada.

Lá ia eu escrever que o Ibovespa teria hoje sua última sessão de fevereiro quando bati o olho no calendário de mesa e fui lembrado que 2024 é ano bissexto.

Erro evitado a tempo graças a uma rudimentar folhinha, a bolsa chega à reta final do segundo mês do ano acumulando uma alta de pouco mais de 3%, de volta aos 131 mil pontos.

Trata-se de um cenário bem diferente do observado em janeiro, quando o Ibovespa foi o segundo pior investimento do mês. Tanto é que o Ibovespa ainda está no vermelho no acumulado de 2024.

Mais da metade dessa alta do Ibovespa em fevereiro ocorreu ontem. O principal índice de ações da B3 subiu 1,61% na esteira de um IPCA-15 menos salgado do que se esperava e retomou os 131 mil pontos.

Enquanto os investidores discutem se a reação foi desproporcional ou se o exagero ocorreu no freio de mão puxado por aqui enquanto Wall Street renovava recordes sucessivamente, o mercado se prepara para a revisão do PIB dos EUA no quarto trimestre de 2023.

A leitura original mostrou forte desaceleração da economia norte-americana. Ainda assim, a atividade econômica seguiu mais forte do que se imaginava. Enquanto a Casa Branca comemorou o resultado, o mercado adiou as projeções para o início dos cortes de juros pelo Federal Reserve.

A situação manteve o fluxo de capitais em direção aos EUA em detrimento de mercados emergentes, pacificando parte da discussão sobre eventuais exageros.

Lá fora, os investidores aguardam a revisão do PIB norte-americano com cautela.

Portanto, a não ser que o indicador venha com uma desaceleração maior que a observada originalmente, a tendência deve se manter até a divulgação do PCE, índice que mede a inflação dos gastos com consumo pessoal nos EUA. Eles costumam vir à tona em parcelas, uma amanhã e outra na sexta-feira.

Aqui no Seu Dinheiro, você fica por dentro de tudo o que mexe com os mercados.

O que você precisa saber hoje

PACOTE COMPLETO
Como guardar meu bitcoin (BTC)? Saiba o que são e como usar as wallets, as carteiras digitais para manter criptomoedas “debaixo do colchão”.
Apesar delas facilitarem a vida de quem quer usar criptomoedas no dia a dia, existem alguns cuidados para manter uma carteira do tipo no celular.

RISCO OU RECOMPENSA
Troca de comando na Vale: comprar ou vender a ação VALE3 em meio ao processo de sucessão? Esse banco responde pra você.
O mandato do atual presidente, Eduardo Bartolomeo, expira em 26 de maio e um impasse entre os sócios impede que seu sucessor seja escolhido.

PORTFÓLIO DE GIGANTES
XPML11 fecha acordo com empresa da B3 e pagará mais de R$ 1,8 bilhão por ‘pacotão’ de shoppings centers.
O fundo imobiliário assinou um memorando para ficar com participações detidas pela Syn Prop & Tech em seis shoppings centers.

NOVA PLATAFORMA
Governo vai permitir que trabalhador tome empréstimo consignado sem passar pelo patrão; veja como vai funcionar o FGTS digital.
A nova plataforma substituirá o antigo sistema da Caixa e incluirá uma rubrica para que os trabalhadores tomem crédito diretamente com os bancos.

GAME OVER
Por que as big techs seguem demitindo apesar do boom da inteligência artificial.
Após anunciar queda nas vendas, a Sony vai demitir 8% do quadro de funcionários da divisão do PlayStation e fechar estúdio em Londres.

Um bom café e excelente quarta-feira para você!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.