BusinessTimes

Amazon Brasil passa a oferecer licença parental de 180 dias para cuidador independente do gênero

14 jun 2022, 16:28 - atualizado em 15 jun 2022, 9:20
Amazon
Artur Reis, Presidente e Fundador do Glamazon, Bruna Belloti e Karen Gonçalves Rosa, da esquerda para a direita (Imagem: Divulgação)

A Amazon Brasil caminha para neutralizar a diferenciação de gênero na licença parental de seus colaboradores.

O benefício, amplamente conhecido como “licença maternidade”, passa a considerar o primeiro cuidador, independentemente do gênero, garantindo o direito de afastamento remunerado de 180 dias.

Já o segundo cuidador terá o direito a seis semanas também remuneradas, de acordo com a mesma política.

A iniciativa é válida para os funcionários corporativos que trabalham há pelo menos um ano na empresa, antes da data de nascimento ou adoção da criança, e faz parte de um conjunto de ações que a Amazon tem feito em relação a qiestõesde gênero.

“Na Amazon temos o comprometimento de proporcionar um ambiente em que todas as equipes sejam tratadas com respeito e equidade, e agora atingimos um novo patamar com a licença parental para todas as possibilidades de famílias”, contou líder de diversidade na Amazon Brasil, Glenda Moreira.

Amazon está se preparando

Segundo a pesquisa Carreira dos Sonhos 2021, do Grupo Cia de Talentos, quase metade dos 78 mil jovens entrevistados apresentam baixo ou neutro senso de pertencimento em relação às empresas em que trabalham. Deste grupo, 50% se identificam como LGBTQIA+.

Para fugir dessa estatística, a Amazon possui 13 grupos de afinidade, sendo o Glamazon o maior deles no Brasil.

O grupo, composto por membros de diversas áreas da empresa, visa promover, além da inclusão, eventos de conscientização e letramento, reuniões e discussões envolvendo temas importantes da pauta LGBTQIA+.

Com o apoio de mais de 480 membros no Brasil, o grupo promove frequentemente conversas entre os funcionários e busca quebrar barreiras geográficas, de identidades, de tipos de trabalho e de origens.

Amazon
Bandeira do orgulho progressivo LGBTQIA+, com a palavra RESPEITO, foi hasteada nos Centros de Distribuição (Imagem: Divulgação)

Como forma de celebração do mês do Orgulho, a bandeira do orgulho progressivo LGBTQIA+, com a palavra RESPEITO, foi hasteada nos Centros de Distribuição, Estações de Entrega e escritórios no Brasil no início do mês, para reforçar o compromisso da Amazon com a diversidade.

O Glamazon também realiza palestras, treinamentos sobre linguagem inclusiva, famílias diversas, entre outros temas, além de consultorias para projetos internos.

A jornada é longa

Ao atualizar as políticas internas com as necessidades dos funcionários, a Amazon Brasil também instiga um olhar mais humano e seguro em seu ambiente.

Uma prova disso é pontuação no índice dos Direitos Humanos, da campanha de Igualdade Corporativa Global, na qual a empresa ficou pelo quinto ano consecutivo no ranking mundial dos “Melhores Lugares para Trabalhar para a Igualdade LGBTQIA+”.

Apesar das iniciativas, a Amazon reconhece que a jornada é longa e que ainda há muito o que se fazer pela diversidade, equidade e inclusão.

Por isso, a Amazon Brasil também se preocupa em transformar o ambiente de trabalho em um lugar seguro e inclusivo, além do cuidado com todos e todas.

A empresa é parceira de diversas instituições, como Transcedemos para conteúdos educativos, e a Transempregos, para recrutamento e contratação de pessoas transgênero/transsexuais.

Para além da empresa

A Amazon também celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+ através de curadoria especial de produtos, livros, filmes e séries, produtos de beleza e de moda, playlists de músicas, com personagens, temas, e artistas LGBTQIA+, feita pelo e para o público LGBTQIA+.

Como forma de apoio, 15% do valor das vendas desses produtos será destinado a ONG Casa Rosa Cultural e Assistencial. Para saber mais acesse a página clicando aqui.

Receba as principais notícias de Carreira!
Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Carreira do Money Times e receba, todo domingo, uma seleção das melhores matérias da semana para você conquistar o sucesso profissional, melhorando suas competências, antecipando-se às tendências de mercado e monitorando as áreas mais promissoras. Clique aqui para se cadastrar.

Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.