Empresas

Amazon quer carros saindo da fábrica com assistente digital

19 ago 2019, 13:36 - atualizado em 19 ago 2019, 13:36
O Echo Auto, mesmo com seus bugs, é o elemento mais visível até agora da ambiciosa estratégia da Amazon para colocar Alexa na estrada (Imagem: Melissa Lyttle/Bloomberg)

O aplicativo Spotify travou e a assistente digital Alexa não conseguiu localizar o restaurante japonês favorito dele. Entre um episódio e outro, o programador de software Rafael Rivera concluiu que estava lidando com um produto inacabado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Echo Auto, aparelho retangular colocado sobre o painel do seu Mini Cooper 2005, captava a voz dele perfeitamente mesmo com a música alta ou ar condicionado ligado. Mas reinicializações frequentes e mapeamento desajeitado diminuíram a utilidade do dispositivo da Amazon.com.

“Sou parte de um teste beta?”, ele se perguntava. “Será que isso já foi finalizado?”

Apresentado há quase um ano e enviado a clientes convidados em janeiro, o Echo Auto, mesmo com seus bugs, é o elemento mais visível até agora da ambiciosa estratégia da Amazon para colocar Alexa na estrada.

Nos bastidores, a empresa tenta convencer montadoras a embutir a assistente digital ativada por voz em seus sistemas de entretenimento. Esse movimento está ganhando corpo. No início do ano, BMW e Audi começaram a vender modelos selecionados que já vêm de fábrica com software Alexa. No entanto, a Amazon entra em um mercado disputado por Google e Apple, sem falar nas próprias montadoras, que têm receio de ceder o controle dos painéis dos carros para as gigantes de tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A colonização do território dos automóveis não gera muita receita inicialmente, mas a simples presença nos veículos ajudaria a Amazon a se posicionar para a era dos serviços baseados em voz.

“A Amazon quer entrar no carro fazendo alarde”, diz Mike Ramsey, diretor sênior de pesquisas da Gartner. “Eles sentem que há uma grande oportunidade.”

A Amazon se recusou a disponibilizar alguém para discutir o programa, mas um porta-voz mencionou comentários de Ned Curic, vice-presidente da Alexa Automotive, no mês passado à Automotive News: “A verdadeira Estrela do Norte para nós é ser parte integrante de todos os carros”, disse Curic à publicação. “Estamos trabalhando muito para chegar lá porque acreditamos que é a melhor experiência.”

Alexa é a central para músicas, informações gerais e compra de produtos da Amazon. A empresa quer tornar o sistema onipresente. Nos últimos anos, foram formadas equipes encarregadas de tornar o software útil além da sala de estar, buscando ligações com empresas de segurança e automação, ampliando a funcionalidade de chamadas de voz e vídeo e explorando robôs domésticos e dispositivos eletrônicos usados no corpo (wearables).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim como muitos dos esforços da Amazon, o primeiro vínculo entre Alexa e uma montadora foi um experimento. Em 2016, a Hyundai Motor lançou uma ferramenta em alguns modelos que permite dar a partida no carro ou definir a temperatura do interior do veículo usando um dispositivo Alexa.

A Amazon formalizou o projeto um ano depois, contratando Curic, executivo da subsidiária norte-americana da Toyota Motor, para liderar os esforços no setor automotivo. A equipe ganhou profissionais que antes atuavam no Lab126, a divisão de hardware por trás dos alto-falantes Echo e da Amazon Web Services, a divisão de computação em nuvem da companhia. A Amazon também recrutou gente com bom trânsito na indústria automotiva, incluindo veteranos das alemãs Daimler, BMW e Volkswagen, empresas que vêm explorando agressivamente as tecnologias de software de voz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar