ESG

Ambipar (AMBP3): Plataforma abre portas para mercado de créditos de carbono no Brasil

17 ago 2022, 12:37 - atualizado em 17 ago 2022, 12:37
João Valente, Diretor de ativos digitais da Ambipar
O diretor de ativos digitais da Ambipar, João Valente, comemorou o engajamento em torno da Ambify. (Imagem: Divulgação/Ambipar)

A Ambipar (AMBP3) lançou há quase oito meses a plataforma Ambify, aplicativo que possibilita a redução e compensação da emissão de carbono por parte de pessoas físicas. E o balanço da empresa em relação ao engajamento em torno do projeto é positivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diretor de ativos digitais da Ambipar, João Valente, ressalta que a iniciativa nasceu com dois grandes desafios. O primeiro, o mercado de crédito de carbono, que é pouco explorado culturalmente e educacionalmente. O outro desafio é o de desbravar a tokenização que, segundo ele, ainda é incipiente no Brasil.

“Um projeto pioneiro de dar às pessoas físicas a popularização do crédito de carbono requer ultrapassar alguns desafios. Um deles é esse da informação. Estamos investindo bastante em cultura, informação, em saber o que é o Ambify e suas possibilidades”, explica Valente.

Engajamento das empresas

O diretor da Ambipar comemora o interesse não apenas das pessoas físicas. CNPJs de grandes companhias também têm buscado mais informações a respeito do mercado de crédito de carbono.

Uma destas empresas é o Bradesco. O banco utilizou os serviços da Ambify para permitir que os clientes pudessem calcular e neutralizar as emissões de carbono a partir do próprio aplicativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Valente acrescenta que outros setores já estão em contato direto com a Ambify.“Já estamos com vários setores: transportes, alimentícios, financeiro”, enumera. “Várias companhias relevantes dentro do mercado aqui e internacional também estão desenvolvendo essas APIs (interface de programação) para poder plugar”, revelou.

Ambipar e Ambify contra o greenwashing

Uma das preocupações da Ambipar com relação ao lançamento da plataforma era a questão da transparência com relação aos créditos de carbono.

Por este motivo, Valente revela que a Ambify ficou algum tempo na prancheta até que todas as lacunas fossem preenchidas. O foco era evitar qualquer possibilidade de greenwashing – termo que se refere à utilização de projetos ambientais mais como instrumento de marketing do que na prática.

Para garantir segurança e transparência nas transações dos usuários, o aplicativo utiliza tecnologia blockchain. Já os créditos comprados são certificados pelo VCS, padrão de certificação internacional da Verra – que valida mais de 70% dos créditos de carbono do mercado voluntário global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cada crédito certificado pelo VCS possui um “serial number” rastreado, que é retirado de circulação assim que aposentado. A transparência e integração da iniciativa da Ambipar recebeu elogios da Verra, atestando que a plataforma cumpre 100% das exigências.

“Ficamos muito contentes com esse anúncio da Verra, pois significa que estamos fazendo direito e que já nos antecipamos a alguns problemas que possam existir no mercado”, afirmou João Valente.

Ambipar: NFT à vista?

Diante do sucesso da iniciativa, a Ambipar já mira os próximos passos no setor de ativos digitais. Afinal, não é novidade que a empresa sediada em Nova Odessa, no interior de São Paulo, é inquieta.

A Ambipar traz em seu business a busca pela inovação e crescimento constante.Prova disso é que na última semana a empresa anunciou a compra da empresa canadense Ridgeline, a 13ª aquisição recente apenas na América do Norte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Ambipar tem uma dinâmica muito grande no mercado, com todo tamanho que ela tem. É pioneira e conseguiu enxergar uma oportunidade de trabalhar dentro dos ativos digitais”, exalta o diretor.

Para ele, o foco da empresa nos ativos digitais é trabalhar de forma precursora e contribuir para o meio ambiente dentro do núcleo de governança socio-ambiental (ESG, na sigla em inglês) da companhia. “Não dá para desprezar um mercado de US$ 3, US$ 4 trilhões ”, lembra Valente.

Sem dar detalhes, ele conta ainda que a empresa está olhando para o metaverso. Com isso, novas iniciativas podem aparecer em breve.

“Estamos olhando metaverso, olhando NFTs como uma forma de assinatura. Essas vertentes estão dentro do radar da Ambipar”, vislumbra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saiba mais

A Ambify é um projeto que permite a pessoas físicas calcularem e compensarem suas emissões de carbono, através de um aplicativo, de forma simples e acessível.

Diferente de outros apps, a Ambify permite que o usuário fracione toneladas de carbono em quilos. É possível, por exemplo, compensar uma viagem ou até mesmo pagar centavos para compensar uma refeição.

A ideia do projeto é conectar pessoas ao processo de transformação em direção a uma economia mais verde e de baixo carbono.

Além disso, é possível comprar Ambify para compensar no futuro. Em toda a compensação, a Ambify destina um percentual do valor, sem custo adicional ao usuário, para projetos sociais em uma das instituições parceiras da Ambipar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os créditos são gerados por projetos que ajudam a manter florestas e reduzir as emissões de gás carbônico por desmatamento.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.
juan.rey@empiricus.com.br
Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.