Mercados

O recado de André Esteves sobre o ritmo de queda da Selic

28 jun 2023, 13:28 - atualizado em 28 jun 2023, 14:57
André Esteves
Executivo do BTG avaliou que o Banco Central dá sinais de comedimento nos cortes. (Imagem: Youtube do BTG)

O presidente do conselho de administração do BTG Pactual (BPAC11), André Esteves, afirmou nesta quarta-feira (28) que o Banco Central poderia adotar um ritmo mais rápido de redução da Selic do que apontam as expectativas no mercado.

Para o banqueiro, está claro que haverá uma queda da taxa básica de juros em agosto. “Como a taxa está muito alta, eu não acho que a gente deveria vir com doses homeopáticas”, disse no evento online BTG Talks, realizado pelo banco.

Esteves disse que prefere começar o movimento com uma redução de 0,5 ponto percentual, do que de 0,25 ponto, já que, lembrou, a taxa está em 13,75% ao ano. No entanto, ele ponderou que essa é uma escolha do BC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esteves fala em BC comedido em decisão sobre juros

O executivo do BTG avaliou que o Banco Central dá sinais de comedimento nos cortes para evitar que o mercado saia do controle, mas acrescentou que ainda faltam cinco semanas para a próxima decisão.

Os números de inflação devem continuar vindo tranquilos e os de atividade, um pouco mais fracos, disse Esteves. Ele acrescentou que o ritmo dos cortes subsequentes pode eventualmente ser mais rápido se a atividade de fato desacelerar e se as economias centrais começarem uma trajetória de queda de juros.

Na véspera, o BC divulgou a ata da última reunião do Copom, que mostrou que a maioria dos membros do colegiado vê chance de iniciar um afrouxamento monetário “parcimonioso” em agosto.

*Com informações da Reuters 

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.