Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

André Franco: 11 newsletters que me ajudam a entender bem o mercado cripto

18/11/2019 - 12:46
Confira as dicas do especialista sobre newsletters úteis para sua pesquisa (Imagem: Pixabay)

O mercado cripto, assim como qualquer outro, tem suas particularidades, mas uma coisa que não muda é o modo como fazemos pesquisas. Não existe atalho na hora de conceber ideias de investimento e a leitura faz parte da espinha dorsal da estratégia de encontrar bons ativos para se investir.

No meu dia a dia, adoro ler teses de investimentos e conteúdos mais densos. Procuro fugir de notícias puras e simples, então procuro aqueles textos que tenham uma opinião, além de me interessar muito por aqueles que possuem posicionamento contrário ao que a maioria fala. Se um ativo vai muito bem na “boca do povo”, uma tese de venda dele merece ser lida.

E nessa busca por ler de tudo um pouco, nos deparamos com ótimos conteúdos devido a uma curadoria esplêndida, mas também encontramos péssimos conteúdos que, ou são rasos, ou apenas mal escritos. Foi pensando nisso que decidi adiantar o seu caminho nessa busca por bons conteúdos e trazer uma curadoria de cripto.

Excluí, deste texto, os conteúdos em português porque pretendo fazer uma curadoria futura apenas direcionada para conteúdos brazucas. Por enquanto, quero trazer onze newsletters que leio com frequência e entregar a minha visão sobre elas de bandeja para você.

Além disso, preciso que você entenda as minhas sinalizações entre chaves. Quando uso FREEMIUM, quero dizer que a newsletter tem uma versão gratuita e outra paga, a qual coloco o preço logo na sequência. Quando coloco FREE, quero dizer que a newsletter tem apenas versão gratuita. Já quando coloco PAGA é porque só possui versão paga, ou a versão gratuita não tem uma regularidade.

Aviso logo que não coloquei as newsletter em nenhuma ordem de preferência e, durante a descrição de cada uma, coloquei os pontos fortes, para que você decida se vale a pena assinar ou não. Ao final da descrição das onze, coloquei as minhas preferidas.

Então vamos lá.

[FREEMIUM] [US$ 80 anual] The Defiant

Essa newsletter fala sobre basicamente Finanças Descentralizadas (DeFi), com uma curadoria sobre o que está acontecendo de interessante em cada projeto. Não pago esse serviço e por isso apenas recebo uma parte da news diariamente.

No entanto, pela qualidade do conteúdo que vem gratuitamente, já da para se ter ideia da qualidade do conteúdo. Não vejo necessidade em pagar porque DeFi ainda não é um grande negócio em termo de recomendação de investimento, então acho que a parte paga me agregaria muito em conteúdo, mas muito pouco em resultado.

Dessa forma, vejo que a melhor forma de começar é pelo conteúdo gratuito e depois, se achar necessário, ir para a parte paga.

[FREE] Arca

Ótima news para quem quer ler algo escrito por alguém do mercado tradicional que mergulhou em cripto. Os autores sempre trazem uma visão de como o mercado cripto parece muito com os primórdios do mercado tradicional e como é convencer os investidores institucionais a investirem nesse mercado. Se quiser aprender como falar com investidores mais cabeça-branca e convencê-los sobre cripto, aqui é o caminho.

[FREEMIUM][150 dólares anual] Global Coin Research

Essa Newsletter tinha todo o potencial para ser extremamente relevante, pois tem o intuito de cobrir o mercado asiático. No entanto, eu percebo que eles agregam pouco com notícias dessa parte do mundo. Tudo o que eles trazem já foi dito em algum outro portal e nunca trouxeram nenhum furo realmente relevante desse lado do mundo. Mesmo assim, deixo eles na minha aba de news porque ainda não encontrei nada que cubra melhor a Ásia.

[FREE] Coin Code Cap

Na verdade, o Coin Code Cap é uma página que traz dados do GitHub de vários projetos e também tem uma newsletter com atualizações sobre essa parte do mercado. Gosto de ter essa página salva para quando precisar consultar atividade no GitHub, mas não a leio semanalmente.

[FREE] Coindesk Institutional Crypto

Essa newsletter sai toda quinta-feira. Tem muito material focado no mercado institucional, mas nunca me forneceu insight de alocação. É mais uma das que eu armazeno com carinho no meu e-mail, mas não leio semanalmente. Eles têm bastante links externos e, se quiser uma curadoria completa e de graça toda semana, acho que não tem algo melhor.

[FREE] Consensys

A newsletter da Consensys eu também assino para ficar arquivada. Sempre que busco algum projeto do ethereum, eles têm material relacionado. Recomendo assinar também e deixar no e-mail separado para olhar esporadicamente. Caso você seja um desenvolvedor ou trabalhe na área mais técnicas, essa teria que ser a sua principal newsletter a ser lida semanalmente.

[PAGA] [250 dólares anual] Delphi Research

Apesar de ser um conteúdo muito bom, acho que os 250 dólares são um pouco caros para o que eles oferecem. Fornecem muitos dados on-chain e análises de vertentes do mercado semanal e mensalmente, mas não têm um plano de ação claro.

Muitas vezes, eles usam linguagem de research tradicional de banco que fala uma coisa mas, na linha seguinte, diz que não é certeza e que pode ser também o contrário. No entanto, se você gosta de dados mastigados é um bom caminho para entender movimentações de curto prazo e ter bastante conteúdo hard para complementar suas análises.

[PAGA] [120 dólares anual] Messari

O melhor custo benefício de newsletter para mim até o momento. Além das newsletters semanais com informações e opiniões do mercado, eles têm um dashboard que permite a você acompanhar os ativos por diversas métricas diferentes. O intuito deles é virar uma Bloomberg de cripto e, recentemente, receberam um aporte de 4 milhões de dólares que deve acelerar o processo de crescimento.

[FREE] Multicoin Capital

A Multicoin Capital é um fundo que recorrentemente publica conteúdos muito fodas com análises do mercado para o longo prazo. Se tiver a oportunidade, olhe as cartas de tese de investimento da Binance e a Mega Theses dele para o mercado inteiro. Como eles mandam poucas news, vale a pena assinar e ler sempre que sair algo novo.

[FREE] Proof of work

Essa newsletter é supertécnica e pode ser que não tenha utilidade pra gente que quer mais mesmo é consumir conteúdo. Por outro lado, para saber o que os projetos de cripto estão realmente fazendo, ela é o melhor caminho.

Eles sempre colocam resumos das atualizações dos códigos e novas propostas das comunidades. Essa é mais uma daquelas que vale a pena ter guardada no inbox do e-mail para futuras consultas. Sempre que penso em avaliar um projeto do ponto de visto técnico, recorro aos documentos colocados aqui.

[FREMIUM][1000 dólares anual] The Block Crypto

 

Essa news é bem cara, mas acho que ela teria que custar isso mesmo. Eles são os primeiros caras do universo cripto que vi soltarem notícias e análises poucas horas depois do fato acontecer e conseguir entregar conteúdos com profundidade.

Se você tiver condição de pagar essa grana por notícia de qualidade e, de alguma forma, rentabilizar esse conteúdo, essa talvez seja a única newsletter que você tenha que pagar. Gosto muito de ter esse conteúdo de backup porque sempre me arma de argumentações mais profundas e não apenas daquele “papo de bar” sem profundidade e baseado no achismo.

Essa é minha curadoria de newsletters. Eu tenho outras que assino, mas acho que essas são realmente as tops, cada uma por seu motivo próprio. Se tivesse que escolher apenas uma, escolheria a The Block Crypto; se tivesse que escolher três, The Block Crypto, Delphi e Messari. Já as gratuitas, não abriria mão de nenhuma porque, mesmo que não lesse, ainda sim serviriam de conteúdo de consulta.

E do seu lado, tem algum conteúdo gringo que acha que poderia estar nessa lista? Se tiver, me envia uma mensagem pelo Instagram. Gosto muito de expandir as discussões que trago por aqui.

Abraços.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 29/02/2020 - 10:53