BusinessTimes

Anglo American recebe licença para complexo de minério de ferro Minas-Rio

23 dez 2019, 8:43 - atualizado em 23 dez 2019, 8:43
anglo-american
Em dezembro do ano passado, a Anglo American retomou a produção no Minas-Rio depois de ter realizado reparos no mineroduto (Imagem; Flicker Anglo American)

A Anglo American disse nesta segunda-feira que recebeu uma licença de operação para seu complexo de minério de ferro Minas-Rio, no Brasil, após ter trabalhado para elevar a altura de um depósito de rejeitos de mineração na planta, que com isso poderá operar capacidade total.

O complexo Minas-Rio, que tem sido impactado negativamente por atrasos e pela necessidade de obter licenças após vazamento em um mineroduto em março de 2018, produzirá 23 milhões de toneladas de minério de ferro este ano.

Em dezembro do ano passado, a Anglo American retomou a produção no Minas-Rio depois de ter realizado reparos no mineroduto.

Com a licença anunciada nesta segunda-feira, a última necessária para a mina, a Anglo American pode completar uma terceira fase de desenvolvimento que levará a unidade à capacidade total de 26,5 milhões de toneladas por ano.

Barragens de rejeitos, o mais comum método utilizado por mineradoras para lidar com resíduos de suas atividades, têm estado sob intensa pressão, especialmente no Brasil, após uma barragem da Vale em Brumadinho (MG) ter rompido em janeiro, deixando mais de 250 mortos.

A Anglo American afirmou que a barragem de rejeitos do Minas-Rio tem um desenho “conservador e de alta qualidade” em relação a segurança.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.