Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ao inaugurar embaixada nos Emirados, Israel diz a região que “veio para ficar”

29/06/2021 - 16:27
Shlomi Amsalem
Estamos aqui para ficar. Estimulamos todos os países da região a reconhecer isto e vir conversar conosco (Imagem: Gabinete de imprensa do governo/Divulgação via REUTERS)

O novo ministro das Relações Exteriores de Israel inaugurou a embaixada do país nos Emirados Árabes Unidos nesta terça-feira e ofereceu um ramo de oliveira a antigos adversários, dizendo: “Estamos aqui para ficar”.

A visita de dois dias de Yair Lapid é a primeira de um ministro de gabinete israelense ao Estado do Golfo Pérsico desde que os dois países estabeleceram relações no ano passado. Ele deve assinar um acordo bilateral de cooperação econômica e abrir um consulado de Israel em Dubai na quarta-feira.

A viagem também é uma oportunidade de o governo israelense de duas semanas de Naftali Bennett, um nacionalista que lidera uma coalizão multipartidária improvável, fazer avanços diplomáticos, apesar de as conversas com os palestinos estarem travadas há tempos.

“Israel quer paz com seus vizinhos – com todos seus vizinhos. Não vamos a lugar nenhum. O Oriente Médio é nosso lar”, disse Lapid durante a cerimônia de inauguração do escritório em um arranha-céus de Abu Dhabi que serve como embaixada temporária.

“Estamos aqui para ficar. Estimulamos todos os países da região a reconhecer isto e vir conversar conosco”, disse.

Os Emirados e o Barein, que compartilham preocupações com o Irã e esperanças de benefícios comerciais, normalizaram as relações com Israel em 2020 graças aos chamados “Acordos de Abraão” concebidos pelo governo do então presidente norte-americano Donald Trump. Desde então, Sudão e Marrocos também se mobilizaram para estabelecer relações com Israel.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 29/06/2021 - 16:27

Cotações Crypto
Pela Web