Coluna do Cadu Guerra

Aplique seu dinheiro no investimento mais antigo do mundo, a mágica da tese bem definida

24 jul 2022, 11:00 - atualizado em 21 jul 2022, 15:10

Carteira Recomendada, Mercados Investimentos

Quando falamos sobre fundos de investimento, o que nos vem em mente são aqueles fundos de ação ou até mesmo os fundos imobiliários.

Porém, uma coisa que não costuma vir para a grande maioria das pessoas é o fato deste ser o investimento mais antigo do mundo. Mas como assim?

Antes vamos entender um pouco mais sobre como funciona e o que é de fato um fundo de investimento.

Os fundos de investimentos que conhecemos hoje em dia, são geridos por grandes empresas, mas o que acontece na prática são várias pessoas que juntaram dinheiro em um grande pool para investir, geralmente com uma tese bem definida.

Isso parece ser uma solução inovadora para que o investimento seja feito em maior volume em determinados ativos e, consequentemente, os ganhos se multipliquem ainda mais rápido.

Mas a verdade é que este tipo de investimento é o investimento mais antigo do mundo.

Quando pensamos em várias pessoas que se unem para investir em algo, a realidade é que desde os tempos antigos pessoas se organizavam financeiramente para aumentarem o poder de compra.

A solução é bem simples.

Magia das teses definidas

Um dos tipos de fundo mais badalados atualmente é o fundo imobiliário, que nada mais é que um grupo de pessoas que se juntaram, compraram um (ou mais) imóvel, alugam o bem em questão e recebem todos os meses “dividendos” pela performance.

Parando para pensar, desde que o mundo é mundo, as pessoas se organizam para alugar coisas umas das outras e, no final das contas, uma pessoa acaba rentabilizando um bem próprio.

O que está se tornando mais comum, na realidade, são fundos para investir em outros ativos. O mais importante disso tudo é que ele siga sua própria tese.

O curioso são algumas teses, como por exemplo: fundos de criptomoedas, fundos de urânio e até “fundos” de iPhone.

Estes ativos são basicamente a maneira que os fundos têm de rentabilizar o dinheiro das pessoas que fazem parte do fundo, ou seja, se um fundo consegue transformar dinheiro em urânio e urânio em mais dinheiro, ou dinheiro em iPhone e iPhone em mais dinheiro, a tendência é que este seja um bom investimento.

Agora cabe a você entender como os fundos de investimento encaixam na sua carteira, seja ele um fundo imobiliário, de urânio ou até um “fundo” de iPhones.

O importante é entender se a tese do fundo se comunica com o seu perfil de risco e com o que você busca atingir na sua vida financeira.

Aproveite para conferir todas as colunas do Cadu Guerra aqui no Money Times.

🏆Money Times é Top 10 em Investimentos!🏆

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Minibiografia: Cadu Guerra é CEO do Allugator, maior plataforma de assinatura de aparelhos eletrônicos da América Latina.
cadu.guerra@moneytimes.com.br
Linkedin Site
Minibiografia: Cadu Guerra é CEO do Allugator, maior plataforma de assinatura de aparelhos eletrônicos da América Latina.
Linkedin Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar