CryptoTimes

Após rejeição de usuários, plataforma ArtStation decide não criar NFTs

The Block
10 mar 2021, 12:00 - atualizado em 10 mar 2021, 12:00
A plataforma ArtStation é conhecida por facilitar a divulgação de portfólios de designers gráficos e artistas na internet (Imagem: Twitter/ArtStation)

A famosa plataforma de arte digital ArtStation voltou atrás em sua decisão de realizar uma prova de conceito (PoC) de tokens não fungíveis (NFTs) após receber reações negativas dos usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ArtStation anunciou a rescisão ontem (9) em uma publicação

Nós acreditamos que NFTs são uma tecnologia transformadora que pode gerar mudanças positivas e significativas para artistas digitais. 

Esperamos que, no futuro, possamos encontrar uma solução justa e ecologicamente correta. Levaremos tempo para refletir sobre o assunto e faremos o melhor para merecermos novamente a confiança de vocês.

Diversas críticas de usuários estão relacionadas ao consumo de energia e à emissão de carbono associados às redes blockchain, com um dos usuários afirmando que a ArtStation estaria “ativamente tentando destruir o planeta” caso comercializassem NFTs. A ArtStation não respondeu ao pedido de comentário sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vários usuários mencionaram CryptoArt.wtf, um site que calcula a pegada de carbono de NFTs, como uma evidência de que esses tokens são custosos para o meio ambiente. 

Por exemplo, o site calculou que um NFT chamado “Coronavirus” consumiu 192 kWh em sua criação – o equivalente ao consumo de energia de duas semanas e meia de um cidadão na União Europeia

No entanto, críticos desses argumentos específicos afirmam que os custos mostrados por essas ferramentas refletem mais o desempenho da plataforma de comercialização de NFTs e a eficiência de recursos que a própria criação de NFTs.

O desenrolar da história vem à medida em que obras de arte em NFT estão passando pelo o que pode ser descrito como uma explosão de popularidade. Grandes ícones, como o jogador de futebol americano Rob “Gronk” Gronkowski e a rede de fast-food Taco Bell, lançaram NFTs nessa última semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

theblock@moneytimes.com.br