Resultados

Apple tem lucro e receita acima do esperado; Amazon supera estimativas de vendas

01 fev 2024, 20:31 - atualizado em 01 fev 2024, 20:31
ações da apple recuam em 2024
As vendas de iPhones atingiram 69,70 bilhões de dólares, crescimento de 6%, superando os 67,82 bilhões de dólares esperados por analistas, de acordo com dados da LSEG (Imagem: Unsplash/Laurenz Heymann)

A Apple reportou nesta quinta-feira vendas e lucro acima das estimativas de Wall Street, com o crescimento de sua unidade de iPhones, mas suas vendas na China não alcançaram as expectativas dos analistas.

As ações da Apple caíam 1,7% no pós-mercado norte-americano.

O crescimento de 2% nas vendas gerais do primeiro trimestre fiscal da empresa pôs fim a quatro trimestres seguidos de queda, impulsionado pela sua linha de iPhones 15, que inclui dispositivos capazes de capturar vídeo tridimensional para o óculos Vision Pro, que está sendo lançado esta semana.

“Nós nos sentimos bem com o crescimento de 6% (da receita) para o iPhone”, disse o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, em entrevista à Reuters. “Tivemos um crescimento particularmente forte de dois dígitos do iPhone em mercados emergentes fora da China. O iPhone está se saindo bem nesses mercados.”

Ele acrescentou: “a China é o mercado de smartphones mais competitivo do mundo, e isso não mudou.”

A Apple registrou vendas de 119,58 bilhões de dólares e lucro de 2,18 dólares por ação no primeiro trimestre fiscal encerrado em 30 de dezembro, ambos acima das expectativas de analistas de 117,91 bilhões de dólares e 2,10 de dólares por ação, respectivamente, de acordo com dados da LSEG.

As vendas de iPhones atingiram 69,70 bilhões de dólares, crescimento de 6%, superando os 67,82 bilhões de dólares esperados por analistas, de acordo com dados da LSEG.

“O forte desempenho geral das vendas do iPhone 15 claramente refletiu uma demanda reprimida por smartphones maior do que o esperado, mas a grande discrepância na China é preocupante, pois pode ser o início de uma tendência de queda mais longa por lá”, disse Bob O’Donnell, analista da TECHnalysis Research.

A Apple disse que as vendas na China somaram 20,82 bilhões de dólares, abaixo das estimativas dos analistas de 23,53 bilhões de dólares, segundo dados da LSEG.

Amazon

A Amazon.com superou nesta quinta-feira as expectativas de receita para o quarto trimestre, devido ao crescimento robusto dos gastos online durante a temporada crítica de compras de fim de ano, fazendo com que suas ações subissem 5% após o fechamento do mercado.

Apesar do bom desempenho, a Amazon começou o ano eliminando empregos em várias divisões. Os planos de adquirir a iRobot por 1,4 bilhão de dólares foram frustrados pelos órgãos reguladores europeus.

A Amazon Web Services (AWS), o maior provedor de serviços em nuvem do mundo, obteve uma receita de 24,2 bilhões de dólares no quarto trimestre, em comparação com as expectativas dos analistas de 24,26 bilhões de dólares.

Em um comunicado, o presidente-executivo da AWS, Andy Jassy, destacou o “foco contínuo de longo prazo da unidade nos clientes e na entrega de recursos”, citando esforços para incorporar a IA generativa em muitos de seus serviços. Os novos recursos “estão começando a se refletir em nossos resultados gerais”, disse ele.

No que foi visto como um estímulo para as empresas de comércio eletrônico, os consumidores foram atrás de bens e serviços durante feriados de fim de ano, apesar das altas taxas de juros, conforme mostrou um relatório do Departamento de Comércio na semana passada.

Enquanto isso, o crescimento da Alphabet e das unidades de nuvem da Microsoft superou as expectativas do mercado, pois os clientes queriam testar novos recursos de IA e criá-los para seus próprios aplicativos.

A receita no quarto trimestre aumentou 14%, para 170 bilhões de dólares, superando a estimativa média dos analistas de 166,21 bilhões de dólares, de acordo com dados da LSEG.

O lucro ajustado de 1 dólar por ação superou a estimativa média de 0,80 dólar por ação

A empresa previu uma receita para o trimestre atual de 138 bilhões a 143,5 bilhões de dólares. Os analistas consultados pela LSEG esperam 142,13 bilhões de dólares.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.