Conteúdo Empiricus

Arcabouço fiscal pode ‘capotar na reta’; Selic a 26,5% e balanço do Magalu (MGLU3)

31 mar 2023, 13:00 - atualizado em 31 mar 2023, 11:46
Roberto Campos Neto
(Imagem: Flickr/ Raphael Ribeiro/ BCB)

Depois de muita espera, o governo finalmente apresentou, na última quinta-feira (30), o projeto para o que seria o novo arcabouço fiscal do Brasil. 

O plano elaborado pela equipe econômica, liderada por Fernando Haddad, parece ter agradado os mercados. Ontem, o Ibovespa fechou em alta de 2,17%. Entretanto, este foi só o primeiro passo. 

Ao longo desta sexta-feira (31), o ministro da Fazenda terá encontro com diversos representantes do empresariado para “vender o peixe” da nova regra fiscal. 

Além disso, o projeto precisa passar pelo Congresso. Neste aspecto, o CEO da Empiricus Research, Felipe Miranda, aponta que o arcabouço precisa de maior detalhamento. 

Na visão do analista, ainda há problemas e dúvidas que não foram contempladas pelo novo texto da regra fiscal. 

Diante disso, Felipe Miranda aponta que teremos de conviver com inflação alta por mais tempo e o governo precisa ser muito cauteloso nos próximos passos para “não atirar no próprio pé”. 

Assim, a recomendação do analista continua sendo investir em ações “quality”. Isto é, papéis de empresas sólidas, com bons resultados e histórico de resiliência durante as crises. 

Assim, Miranda acredita que o investidor tem a oportunidade rara de comprar as ações de duas das melhores empresas do Brasil pagando muito barato

Veja quais são neste relatório gratuito: 

DUAS ‘OPORTUNIDADES DE UMA VIDA’

Selic a 26,5% ao ano?

Roberto Campos Neto falou, em coletiva de imprensa sobre o relatório trimestral da inflação, que o patamar da taxa básica de juros deveria ser de 26,5% ao ano para que se conseguisse atingir a meta da inflação em 2023. 

A declaração vem em meio à grande pressão por parte do governo e logo após a autoridade monetária ter mantido a Selic a 13,75% ao ano, deixando em aberto a possibilidade de novas altas. 

Ainda na coletiva de imprensa da última quinta-feira (30), Campos Neto afirmou que as decisões do Banco Central são técnicas e norteadas pela inflação corrente e expectativa de inflação.

Entretanto, deixou claro que elevar o nível da Selic para 26,5% ao ano seria “impossível”. 

O fato é que, para os investidores, no atual patamar da taxa básica de juros já é possível  garantir títulos de renda fixa atrelados à Selic com retorno de até 1% ao mês.

Este grupo VIP, que está com vagas abertas, oferece aos investidores as melhores recomendações da renda fixa, como por exemplo um CDB pré-fixado com rentabilidade de 15,5% ao ano

Se você perdeu essa oferta, clique no botão abaixo para receber diariamente as melhores recomendações de renda fixa:

FAÇA PARTE DO GRUPO VIP GRATUITO

O que esperar do 4T22 do Magalu (MGLU3)? 

Hoje (31), o Magazine Luiza (MGLU3) vai divulgar o balanço referente ao 4º trimestre de 2022. Segundo Felipe Miranda, há uma grande expectativa para os resultados da varejista, pois podem confirmar um possível credit crunch no Brasil. 

Isto é, um problema generalizado na obtenção de crédito por parte das empresas. Nos últimos meses, muitas varejistas têm sofrido por conta dos juros altos e da inflação. Além disso, a dificuldade para obter crédito prejudica o resultado do setor.

O momento vivido pelas varejistas não é dos melhores. Contudo, ainda existem algumas empresas que são exceções à regra. A recomendação de Felipe Miranda é buscar ações de qualidade, ou seja, empresas com resultados sólidos e histórico resiliente. 

Essas empresas são aquelas que, mesmo diante do cenário difícil para o varejo, não perderam fundamentos, mas acabaram ficando extremamente baratas. Assim, se o investidor tiver paciência e selecionar bem os ativos, poderá encontrar boas oportunidades neste setor. 

Um exemplo disso é uma empresa que é considerada pela Empiricus Research como a “joia do varejo”. Trata-se de uma companhia que vem entregando bons resultados e cuja ação pode valorizar até 70%

Veja a recomendação neste relatório gratuito, oferecido como cortesia pela Empiricus Investimentos: 

A ‘JOIA DO VAREJO’ QUE PODE VALORIZAR ATÉ 70%

Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
Leia mais sobre: