Arweave deseja tornar os dados da plataforma Internet Archive acessíveis para sempre

The Block
The Block
13/07/2020 - 15:41
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
The Block
Arweave possibilita que desenvolvedores recebam recompensas sobre suas aplicações descentralizadas (Imagem: Twitter/Arweave)

Desenvolvedores por trás da plataforma descentralizada de armazenamento de dados Arweave firmou uma parceria com o Internet Archive sobre um projeto para tornar o acesso a dados do arquivo popular permanentemente “tolerantes a falhas”.

Internet Archive é uma biblioteca sem fins lucrativos de conteúdos digitais, variando de sites a músicas e até software. Porém, esse “recurso incrível” também é “profundamente centralizado”, afirma Sam Williams, fundador da Arweave.

Arweave lança DAO para ajudar no financiamento
do desenvolvimento de seu ecossistema

Então, os desenvolvedores da Arweave estão acrescentando torrents — arquivos que podem ser distribuídos e acessados por meio de uma rede ponto a ponto — ao “arquivo de última geração” da Arweave.

Esses torrents consistem de três coisas: metadados “essenciais” sobre os dados no Internet Archive, “hashes de integridade de dados” que podem ser usados para verificar criptograficamente que os dados não foram alterados desde sua publicação na internet, e dados sobre onde a informação pode ser encontrada na rede.

O objetivo é criar um registro tolerante a falhas do que foi acrescentado ao arquivo e quando — e “certificar que o acesso aos dados está disponível de uma forma distribuída em vez de por meio de um servidor centralizado”, disse Williams em entrevista ao The Block.

Com base em uma estrutura de dados parecida com o blockchain chamada “blockweave”, Arweave possui um modelo de precificação de pagamento único que os criadores da plataforma afirmam possibilitar o armazenamento de dados de forma “permanente”.

A internet permanente ou “permaweb” que surge do blockweave é lar para cerca de 250 aplicações descentralizadas, segundo Williams.

Essa aplicação específica reflete o que Arweave é em seu núcleo, diz ele. A plataforma foi criada como “um arquivo para todos os dados colocados nela”, em que “algumas podem ser apenas metadados e acessar informações para outros fragmentos de dados, como é o caso aqui”.

Williams disse que a equipe já arquivou 700 mil arquivos de torrent sobre informações encontradas no Internet Archive. Por enquanto, Arweave está financiando o armazenamento.

“Porém, estamos interessados em um possível projeto em comunidade — dependendo de como a comunidade se sentir sobre ele — para financiar o armazenamento do conjunto completo de dados.”

Arweave arrecadou investimentos de Andreessen-Horowitz (a16z), Union Square Ventures e Coinbase Ventures.

Plataforma Arweave afirma
que seu novo sistema de tokens
será como ICOs “inversas”

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 13/07/2020 - 15:41

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto