Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Plataforma Arweave afirma que seu novo sistema de tokens será como ICOs “inversas”

15/06/2020 - 15:50
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Arweave deseja possibilitar que desenvolvedores recebam gorjetas sobre suas aplicações descentralizadas (Imagem: Twitter/Arweave)

Arweave, plataforma para serviços descentralizados de internet, está lançando um novo esquema de tokens criado para ajudar desenvolvedores a capitalizarem sobre as aplicações “sem dono” que criam.

Com base em uma estrutura de dados “parecida com um blockchain” chamada “blockweave”, a plataforma possui um modelo de precificação de pagamento único, que os criadores da Arweave afirmam possibilitar o armazenamento de dados de uma forma que o torne “permanente”.

O projeto recebeu investimentos de Andreessen-Horowitz (a16z), Union Square Ventures e Coinbase Ventures. Segundo Sam Williams, CEO da Arweave, a “permaweb” que surge da blockweave já é lar para cerca de 250 aplicativos.

Agora, desenvolvedores de aplicativos poderão acrescentar um sistema que envia pequenas gorjetas toda vez em que um usuário gerar uma transação — por exemplo, quando alguém faz uma nova publicação para uma plataforma descentralizada de blogs.

A gorjeta pode ser distribuída proporcionalmente para inúmeras pessoas de acordo com seus stakes de governança em um “token de divisão de lucros”.

Também será possível que desenvolvedores vendam e negociem tokens de divisão de lucros, afirmou Williams em entrevista ao The Block.

“Esse é basicamente um modelo inverso de ICO [oferta inicial de moeda]”, afirmou ele. “Com uma ICO, você tinha essa ideia de que seria uma equipe e os investidores confiavam na equipe com a criação e lançamento de um sistema e, em seguida, os tokens comprados teriam certo valor naquele sistema.”

Com tokens de divisão de lucros, por outro lado: “você está comprando uma participação de um modelo finalizado de negócio que já está funcionando”, explicou Williams.

Isso exige “confiança nenhuma” na equipe de desenvolvimento já que os desenvolvedores não têm o poder de modificar o serviço ou seu modelo de negócio.

Isso significa que investidores estão considerando um fluxo confiável e previsível de “microdividendos emitidos para você todos os dias”, além da opção de negociar o token em mercados secundários, afirmou Williams.

Arweave se apresenta como um novo protocolo blockchain para armazenamento de dados que permite uma internet permanente e sem servidores e cria armazenamento permanente de dados (Imagem: Medium/The Arweave Project)

Apesar de os desenvolvedores não conseguirem mudar o serviço quando ele for ao ar, têm a liberdade de criar um novo serviço que possua a mesma divisão de lucros, disse ele.

Williams vê os tokens de divisão de lucros como “uma nova forma de incentivar fundadores a criarem serviços web”.

Segundo ele, os incentivos da internet atual fizeram com que criadores de serviços de internet encontrassem uma forma de “produtizar” usuários enquanto o esquema de tokens foi criado para dar autonomia a usuários.

De qualquer forma, é possível que o esquema de tokens de divisão de lucros da Arweave também direcione escrutínio de reguladores em todo o mundo, muitos dos quais ainda estão tentando determinar quais tokens cripto merecem ser regulamentados como valores mobiliários.

Porém, de acordo com Williams, tokens de divisão de lucros serão distintos em pelo menos uma forma.

Nos EUA, a SEC, Comissão de Valores Mobiliários, faz essa determinação com base no Teste de Howey que, basicamente, pergunta se os investidores possuem uma “expectativa razoável” de lucros com base no esforço de outros, ou seja, da equipe de desenvolvimento.

Por outro lado, quando os desenvolvedores da Arweave emitirem tokens de divisão de lucros, não poderão alterar o serviço.

“Por necessidade, não poderá haver dependência sobre as tarefas ativas de gestão de qualquer um dos fundadores que criou o produto”, disse ele. “O que a SEC decide fazer com isso, a longo prazo, infelizmente não é algo que possamos prever ou controlar.”

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 15/06/2020 - 15:50