Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

As 21 ações que podem pagar os melhores juros e dividendos em 2020

03/01/2020 - 13:46
Itaú
Promessa: Itaú Unibanco lidera a preferência da Economática (Bloomberg)

Ganhar com ações não se restringe a vender um papel por um preço maior que o de compra. Os dividendos e os juros sobre capital próprio (JCP) podem proporcionar lucros interessantes para os investidores, num cenário em que a renda fixa oferece muito pouco, devido aos juros historicamente baixos.

A Economática, por exemplo, aponta 21 ações que podem se destacar neste ano como boas pagadoras de dividendos e juros sobre capital próprio. Para encontrá-las, a consultoria econômica adotou alguns critérios.

Só entraram na conta, empresas que movimentaram uma média diária de R$ 5 milhões no mercado de ações no ano passado; empresas que apresentaram lucro líquido em 2018 e nos nove primeiros meses de 2019. Além disso, o lucro acumulado até setembro deve corresponder a, pelo menos, 75% do do ano retrasado.

Critérios

Mas, como você já sabe, não adianta um lucro vistoso, se a empresa não o distribui aos acionistas. Por isso, a Economática incluiu na seleção apenas companhias que pagaram dividendos e juros em 2018.

Setor Elétrico Energia Elétrica
Alternativa: setor elétrico é o segundo mais representado na lista da Economática (Imagem: Unsplash/@manpritkalsi)

Como a Selic está em 4,5% ao ano e os analistas esperam que o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central promova um novo corte de 0,5 ponto percentual, a Economática adotou, como nota de corte, um dividend yield de 4%. Por fim, a premissa é que as empresas mantenham a mesma política de dividendos.

Todos esses filtros culminaram na concentração de ações em três setores: bancos (oito papéis), energia elétrica (quatro papéis) água e saneamento (duas ações). Os demais escolhidos dispersaram-se por sete setores.

A ação mais promissora de 2020, segundo a Economática, é a ordinária do Itaú Unibanco (ITUB3), com dividend yield projetado de 8,76% para 2020.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

A mesma metodologia foi aplicada no ano passado para sugerir empresas promissoras em dividendos e JCP. A lista de 2019 contou com 23 papéis. Segundo a Economática, apenas sete não atingiram o dividend yield de 6% projetado para o grupo.

Veja, a seguir, a seleção da Economática para 2020.

Dividendos recomendados pela Economática
(Fonte: Economática)

Última atualização por Márcio Juliboni - 03/01/2020 - 14:54