Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

As ações mais compradas pelos investidores em março, segundo o Real Valor

10/04/2021 - 9:24
B3 B3SA3 Ibovespa Mercados
Ibovespa fechou o mês de março em alta de 6% (Imagem: B3/Linkedin)

Nesse texto olhamos para as ações que mais foram compradas em março. Além de ver o mês inteiro, também olhadas para a primeira quinzena do mês e ver se as ações se mantinham no top 5.

Mas antes, vejamos alguns dados do mês;

Em comparação com fevereiro, em março, o Ibovespa estava em queda.

Mas do dia 1º ao dia 15 de março, o índice mostrou uma recuperação de 4,09% e fechou o mês de forma positiva em relação ao começo de março.

Espera-se que a legalização das apostas esportivas seja muito significativa aos impostos

Se olharmos o que aconteceu no período, senta que lá vem notícia:

No dia 08 de março, Edson Fachin anulou todas as decisões tomadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba que envolviam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato, devolvendo assim os seus direitos políticos. Essa notícia deu o que falar no mercado. O principal indicador, o Ibovespa, fechou o dia com queda de quase 4%.

Já na quinta-feira dia 11, o Ibov recuperou o tombo de segunda-feira, em meio a uma combinação de fatores, desde trégua nos temores fiscais no Brasil a alívio em receios com a inflação nos EUA.

Ainda foram divulgados os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que veio acima do teto das expectativas dos analistas. O IPCA acelerou 0,86% sendo um driver para pressionar o BC para elevar a taxa Selic.

Ainda no dia 15 de março, Eduardo Pazuello deixou o ministério da saúde.  Durante o fim de semana houve muitas movimentações em torno de uma possível substituição de Pazuello. Foram inúmeras conversas de bastidor e alguns desmentidos sobre sua saída.

No dia 17, depois de 6 anos, o Copom encerrou o ciclo de cortes à Selic diante do avanço das expectativas de inflação. A taxa básica de juros voltou a subir depois de ficar bastante tempo em sua mínima histórica: 2%. Agora a nova Selic é de 2,75%

O gráfico abaixo mostra um pouco de correlação entre Selic e Ibovespa. Pode perceber que geralmente quando a Selic cai a bolsa sobe e vice-versa.

Sendo assim, um aumento pontual não deve fazer grandes diferenças, mas aumentos graduais provavelmente tendem a afetar a bolsa assim como os cortes graduais fizeram ela subir.

Como nada no mercado financeiro é simples assim, ainda tem a questão do câmbio. Como o real está bastante desvalorizado, a bolsa brasileira é bastante atrativa para o investidor estrangeiro.

Como o Banco Central americano manteve a taxa de juros entre 0 e 0,25%, é possível que a bolsa brasileira comece a ficar cada vez mais sedutora para o gringo.

As cidades e estados apertaram ainda mais as restrições em relação a pandemia do coronavírus. Alguns prefeitos inclusive anteciparam feriados, fechando comércios e serviços não essenciais. Apesar disso, a bolsa seguiu com suas negociações normalmente.

No dia seguinte ao aumento da SELIC, o petróleo recuou mais de 7% no mercado internacional, pesando sobre as ações de petroleiras no Brasil e no exterior e o presidente do Banco do Brasil, André Beltrão renunciou.

No final do mês, mudança de ministros, abandono da força aeronáutica do governo Bolsonaro geraram um sentimento elevado de aversão ao risco.

Apesar de analistas de mercado afirmarem que essas movimentações não são trocas estruturais, a grande mensagem que ficou foi o fortalecimento do Centrão frente ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Esse desgaste entre o governo federal e o Congresso deve atrasar as reformas estruturais e a agenda de privatizações, além de tirar quase totalmente a possibilidade de negociação de qualquer outra proposta das duas partes.

Ações mais compradas em março 2021

Nós do Real Valor analisamos as transações líquidas das ações feitas pelos usuários no mês de março. Isso significa que olhamos para o total que foi comprado menos o total que foi vendido de cada ação.

Não fazemos indicação de compra ou venda, apenas trazemos dados que observamos.

Na primeira quinzena de marco, WEG (WEGE3) ocupava o segundo lugar e no final do mês conquistou o primeiro lugar do pódio.

No último ano, foi uma das ações que mais chamou atenção e em março não foi diferente. Do dia 18 de março de 2020 até 31 de março de 2021, ela teve uma valorização de +155%.

De acordo com analistas do mercado, a empresa demonstrou bons resultados operacionais.

Mesmo em queda, o segundo lugar ficou com BB Seguridade (BBSE3)

A BB Seguridade  é uma empresa que atua no setor de seguros. Fundada em 20 de dezembro de 2012, a companhia nasceu após o desmembramento com o Banco do Brasil (BBSA3), o qual realizou o IPO da seguradora.

Ainda assim, o banco brasileiro é o maior acionista da BB Seguridade, com 66% das ações.

Uma alta de juros mais à frente tende a beneficiar companhias financeiras, principalmente em um ano de início de ciclo de aperto monetário e normalização entre os índices de inflação.

 

 

Em terceiro lugar ficou Banco do Brasil. Na primeira quinzena, a ação ocupou o primeiro lugar de compra na base do Real Valor.

 

O papel fechou fevereiro em queda de -18,20%, fruto da ingerência política em que o presidente ameaçou demitir o atual presidente André Brandão, o que gerou insegurança em muitos. No final do mês, Beltrão renunciou à presidência.

Apesar de seguir em queda, do dia 1º a 15 de março 2021, o papel subiu 6,42%. De 01 de a 31 de março de 2021, o papel teve valorização de 9,30%

 

Com rentabilidade abaixo do Ibovespa desde 20 de março de 2020, a Engie Brasil Energia (EGIE3) caiu de terceiro para o quarto lugar de mais compradas.

A empresa é a maior geradora de energia elétrica do país. Quase 90% da sua capacidade instalada vem de fontes renováveis e com baixas emissões de gases do efeito estufa.

 

E o 5º lugar ficou com B3SA3. Com o único ticker com número no meio das letras (B3SA3), a B3 é umas gigantes da Bolsa e conta com um valor de mercado de R$140 bilhões. Apesar de  em 2020 ela ter +50% no valor da ação, em 2021 ela segue em queda de -8%

É a única Bolsa do Brasil, diferente de outros países que normalmente possuem mais de uma Bolsa de Valores. Em outras palavras: a B3 é um monopólio. Vale lembrar que a empresa conta com diferenciais bem atrativos: é diversificada e verticalizada.

A B3 fatura em 4 segmentos diferentes:

  • 70% Listado: negociação de ações.
  • 13% Balcão: registro de títulos públicos e privados.
  • 6% Infraestrutura para financiamento: registro de gravames.
  • 11% Tecnologia, dados e serviços: taxa de serviço para informações em home broker.

Veja as mais indicadas:

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 11/04/2021 - 18:22

Pela Web