Internacional

Ata do Fed pode indicar fundamentos para o tamanho das próximas altas de juros nos EUA

17 ago 2022, 8:09 - atualizado em 17 ago 2022, 8:09
Fed
A ata, que será publicada às 15h (horário de Brasília) (Imagem: REUTERS/Joshua Roberts/File Photo)

As autoridades do Federal Reserve estão convencidos de que continuarão aumentando a taxa de juros até que a inflação nos Estados Unidos esteja sob controle, e a divulgação nesta quarta-feira da ata da reunião de 26 e 27 de julho pode esclarecer a agressividade que elas adotarão.

A ata, que será publicada às 15h (horário de Brasília), pode ajudar a esclarecer o que levaria as autoridades do Fed a adotar um terceiro aumento de 0,75 ponto percentual em sua reunião de 20 e 21 de setembro, e o que poderia levá-los a limitar os próximos aumentos a 0,5 ponto.

Dados desde a última reunião do Fed mostraram que a inflação anual ao consumidor diminuiu em julho para 8,5%, de 9,1% no mês anterior, um fato que levou a maioria dos investidores a esperar um aumento de 0,5 ponto nos juros no próximo mês.

Mas o crescimento do emprego e dos salários em julho superou as expectativas, e um recente rali no mercado acionário e outros indicadores financeiros mostraram uma economia que ainda pode ser “quente demais” para o conforto do banco central.

O chair do Fed, Jerome Powell, falando a repórteres após a divulgação do comunicado de política monetária no final de julho, deixou em aberto a possibilidade de outro grande aumento dos juros ou um aumento um pouco menor, e analistas estarão procurando na ata dicas sobre o que poderia levar o banco central em uma ou outra direção

“O momento da desaceleração nos aumentos dos juros ou as condições que permitiriam a desaceleração não foram especificadas por Powell. Isso abre a porta para uma discussão mais ampla na ata”, escreveram analistas do Citi.

As atas de cada encontro de política monetária do Fed são divulgadas três semanas após a decisão e muitas vezes podem parecer datadas.

Mas durante grande parte deste ano as autoridades do Fed vêm remodelando a política monetária em um ritmo excepcionalmente rápido para combater o pior surto de inflação desde o início dos anos 1980, e as atas têm refletido esse crescente senso de urgência.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.