Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Aumento de estoques de minério de ferro pode pressionar preços

11/09/2020 - 7:31
Mineração
O minério de ferro mostra forte desempenho neste ano, e os contratos futuros atingiram a maior cotação desde 2014 diante de cortes de fornecimento no Brasil e da demanda puxada pelos estímulos do governo chinês (Imagem: Pixabay)

Os estoques portuários de minério de ferro na China subiram para o nível mais alto em cinco meses com o aumento dos fluxos globais, sinalizando normalização sustentada da oferta no mercado transoceânico, o que deve pressionar os preços.

Os estoques no maior importador mundial da commodity aumentaram para 119 milhões de toneladas nesta semana, o maior volume desde 10 de abril, de acordo com a Shanghai SteelHome E-Commerce. Em meados de junho, os volumes portuários haviam caído para o menor nível desde 2016.

O minério de ferro mostra forte desempenho neste ano, e os contratos futuros atingiram a maior cotação desde 2014 diante de cortes de fornecimento no Brasil e da demanda puxada pelos estímulos do governo chinês.

Isso impulsionou o quarteto de grandes mineradoras que dominam os fluxos transoceânicos: Vale (VALE3), BHP, Rio Tinto e Fortescue Metals. O CEO da BHP, Mike Henry, alertou no mês passado que o preço do minério de ferro deve cair devido ao aumento da oferta, ecoando previsão semelhante da Vale.

Quatro opções baratas que podem subir entre +60% e +2.000% em 5 dias; pegue um voucher de R$ 1.800 para investir

As maiores exportações do Brasil mostram um cenário de normalização da oferta, “o que testará os direcionadores de preço do minério de ferro”, disse o Australia & New Zealand Banking em relatório nesta semana, observando que os estoques começaram a subir. Ainda assim, os estoques permanecem abaixo dos níveis há um ano e da média de cinco anos.

Entre os dados recentes, as exportações diárias do Brasil subiram para 2 milhões de toneladas nos primeiros quatro dias úteis deste mês comparadas a 1,49 milhão de toneladas por dia em agosto.

Embarques do Port Hedland, na Austrália, principal porta para o polo de mineração de Pilbara, registraram uma série de recordes mensais neste ano.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 11/09/2020 - 7:31

Pela Web