Economia

Aumento de gasto de até R$ 136 bi em 2023 não representaria expansão fiscal, diz Nelson Barbosa

21 nov 2022, 15:47 - atualizado em 21 nov 2022, 15:47
Congresso
De acordo com Barbosa, a equipe de transição que atua no Congresso está negociando o valor da PEC que retira despesas da regra do teto (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Uma expansão de gastos do governo federal em até 136 bilhões de reais em 2023 não representaria uma expansão fiscal, disse nesta segunda-feira o ex-ministro Nelson Barbosa, um dos coordenadores do grupo de economia da transição de governo, argumentando que a gestão Jair Bolsonaro propôs para o próximo ano uma despesa, em proporção do PIB, menor do que a de 2022.

De acordo com Barbosa, a equipe de transição que atua no Congresso está negociando o valor da PEC que retira despesas da regra do teto, ressaltando que o grupo de trabalho de economia não tem uma recomendação a fazer sobre a cifra.

Ao afirmar que a discussão sobre a reforma do Imposto de Renda não está tão madura, ele afirmou que a ideia é que a medida seja debatida em 2023 para passar a valer em 2024 –a correção da tabela do IR entraria nessa proposta.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!