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Azul (AZUL4) e controladora da Gol (GOLL4) assinam acordo para possível fusão

15 jan 2025, 19:56 - atualizado em 15 jan 2025, 20:49
Azul e Gol fusão
Caso a operação seja implementada, Azul e Gol manterão seus certificados operacionais segregados sob uma única entidade resultante listada. (Imagem: Flávya Pereira/Money Times)

A Azul (AZUL4) e a Abra, controladora da Gol (GOLL4), confirmaram nesta quarta-feira (15) a assinatura um Memorando de Entendimentos Não Vinculante (MoU) para uma potencial combinação de negócios.

O documento descreve os entendimentos das partes sobre a governança da entidade resultante da operação. Ele reforça o interesse das empresas em continuar as negociações em relação à proposta de troca de ações e demais condições da operação, disseram as companhias.

Caso a operação seja implementada, Azul e Gol manterão seus certificados operacionais segregados sob uma única entidade resultante listada, com expectativas de combinação de outras áreas para oferecer mais oportunidades e produtos aos clientes e obter ganhos de eficiência.

“As melhorias nas ofertas aos clientes e as eficiências geradas permitirão que a entidade resultante continue crescendo e desenvolvendo a aviação no Brasil, através de uma malha que atende o maior número de destinos no país, apoiada por uma frota flexível e com foco na excelência de atendimento”, diz comunicado.

60% do mercado doméstico

A fusão das duas empresas resultaria em uma participação de cerca de 60% no mercado doméstico, ultrapassando os 40% da concorrente Latam, conforme dados da Anac.

A Azul possui uma frota que inclui jatos regionais da Embraer e aviões de corredor único e duplo da Airbus. Já Gol utiliza exclusivamente aeronaves Boeing 737.

O fechamento da operação, no entanto, depende da concordância entre Abra e Azul sobre os termos econômicos, da conclusão satisfatória da due diligence, da assinatura de acordos definitivos e da obtenção das aprovações corporativas e regulatórias, incluindo a aprovação da autoridade antitruste brasileira.

Além disso, disseram as empresas, é necessário o cumprimento das condições usuais de fechamento, a conclusão do plano de reorganização da Gol no âmbito do Chapter 11 e o recebimento, pela Abra, da devida contraprestação.

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Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
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Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
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