Resultados

Azul (AZUL4) reduz prejuízo e tem receita recorde em dados auditados do 3T23

08 dez 2023, 11:08 - atualizado em 08 dez 2023, 11:09
azul resultados 3t23
A Azul apresentou uma receita operacional de R$ 4,9 bilhões, atingindo novo recorde (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

A Azul (AZUL4) anunciou seus resultados financeiro auditados do terceiro trimestre de 2023 nesta quinta-feira (7), em comunicado ao mercado. A companhia já havia divulgado o balanço preliminar em 14 de novembro, mas sem os números líquidos.

A companhia aérea teve prejuízo líquido ajustado de R$ 360,2 milhões no período. O valor é 31,7% inferior ao reportado no mesmo trimestre do ano passado, de R$ 527,3 milhões.

  • CONHEÇA A SMALL CAP PARA ‘SURFAR’ NO RALI DE NATAL: Analista revela ação atrativa para investidores aproveitarem o otimismo dos mercados no fim do ano; saiba qual é a empresa no Giro do Mercado, é só clicar aqui: 

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), por sua vez, somou R$ 1,56 bilhão — alta de 68,6% na comparação anual.

Já a receita operacional da Azul foi de R$ 4,9 bilhões entre julho e setembro deste ano, atingindo novo recorde.

Os números históricos também apareceram no lucro operacional com aumento de 138,3%, totalizando R$ 962,4 milhões e no Ebitda atingindo R$ 1,6 bilhão, com aumento de 68,6% na comparação com o mesmo período no ano anterior.

A forte performance, segundo a empresa se deve por sua “operação líder no setor” e pela execução bem-sucedida da estratégia na transformação da frota.

Durante o trimestre, iniciaram uma redução de custos, que resultou em uma redução do Cask de 10,7% em relação ao ano anterior. Além disso, se beneficiaram de uma redução de 33,0%
nos preços dos combustíveis e de uma diminuição de 3,9% no consumo de combustível.

No final do trimestre, a Azul chegou a dobrar a frota de Embraer E2, de 9 para 17 aeronaves, lembrando que os E2s são 14% mais eficientes em termos de custo de viagem em relação ao
modelo anterior e contam com 18 assentos adicionais.

“Também estou animado com o excelente desempenho de nossas unidades de negócios neste trimestre. Nosso programa de fidelidade TudoAzul encerrou o trimestre com mais de 16 milhões de membros. Nossa operadora de turismo teve outro trimestre excepcional, com um crescimento de mais de 30% no faturamento bruto em comparação com o 3T22″, apontou John Rodgerson, CEO da Azul.

Confira o comunicado da Azul

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.