Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Azul e Gol acertam no combate ao coronavírus, mas é preciso cautela, diz XP

Márcio Juliboni
17/03/2020 - 13:21
Foco nos custos: para compensar corte de oferta, Azul dará licença não remunerada a funcionários (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

As medidas anunciadas pela Azul (AZUL4) e pela Gol (GOLL4) para conter a disseminação do coronavírus foram elogiadas pela XP Investimentos, em um comentário divulgado nesta terça-feira (17).

“Redução de capacidade em um cenário como o atual, em que a queda de demanda é inerente, é um sinal de racionalidade e deveria refletir em um patamar de preços saudável uma vez que a situação se normalizasse”, afirma o texto.

Entre as providências destacadas pela XP, estão o corte de 60% a 70% da oferta de assentos da Gol até meados de junho, e o corte de 30% a 50% da oferta da Azul, a partir de abril, até que a pandemia seja controlada.

Impacto

A XP Investimentos calcula que as medidas acarretarão uma queda de 9% na oferta da Gol no acumulado de 2020, dentro da previsão da própria empresa. Já a Azul crescerá 5%, abaixo dos 20% inicialmente estimados.

Para compensar a queda da demanda e da oferta de voos, as companhias adotarão medidas para reduzir os custos fixos. No caso da Azul, os salários dos executivos serão cortados em 25%, e será implementado um programa de licenças não remuneradas.

Isso não significa, contudo, que a XP esteja otimista com as companhias aéreas no momento.

“Os próximos passos serão negociar pagamentos de arrendamento mais flexíveis, fechar novas linhas de crédito e monitorar possíveis medidas de auxílio por parte do governo. Mantemos uma visão cautelosa no curto prazo, em meio a um ambiente ainda altamente incerto.”

Última atualização por Márcio Juliboni - 17/03/2020 - 13:21

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web