Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

B3 aciona circuit breaker pela segunda vez nesta quinta, após reabrir e cair 15,43%

Márcio Juliboni
12/03/2020 - 11:20
B3 Mercados B3SA3 Ibovespa
Nervosismo: ações continuam caindo no mundo todo, e Brasil acompanha (Imagem: YouTube/B3)

Bastaram vinte minutos para que o pregão da bolsa fosse interrompido pela segunda vez nesta quinta-feira (12). Após ativar o circuit breaker das 10h22 às 10h51, diante de uma queda de 11,65%, as negociações reabriram com forte queda.

Às 11h12, as transações foram suspensas novamente, com o acionamento do circuit breaker. Neste momento, o Ibovespa recuava 15,43%, e marcava 72.026 pontos. Agora, os negócios ficarão suspensos por uma hora. Isso significa que só serão retomados às 12h12.

A primeira interrupção começou às 10h22, após o Ibovespa, principal indicador do pregão, despencar 11,65%, aos 75.724 pontos. As negociações, portanto, estão interrompidas por 30 minutos, e devem ser retomadas apenas às 10h51.

O mercado já aguardava um novo circuit breaker, diante da queda das bolsas asiáticas e europeias nesta quinta-feira (12), que operam pressionadas pelo avanço do coronavírus. Dois fatores azedam o humor dos investidores hoje.

O primeiro é a continuidade da reação dos mercados à declaração, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de que o coronavírus se transformou numa pandemia. Na prática, isso significa que a organização reconhece que a expansão da doença está fora de controle e atinge praticamente todos os países.

O segundo é o discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, na noite de ontem. A Casa Branca determinou a suspensão, por 30 dias, de todos os voos oriundos da Europa. A medida começa a valer nesta sexta-feira.

Semana vermelha

Esta é a terceira interrupção do pregão da bolsa brasileira nesta semana. A primeira ocorreu na segunda-feira (9), em resposta à briga entre russos e árabes pelo controle do mercado mundial de petróleo.

Como se sabe, os árabes propunham que a Opep, cartel de países produtores da commodity, cortasse a produção para adequá-la à queda da demanda causada pelo coronavírus. A Rússia, contudo, não concordou com a medida e sinalizou que manteria seu ritmo.

Em resposta, a Arábia Saudita anunciou que aumentará a produção, a fim de inundar os mercados de óleo, derrubando imediatamente a cotação.

A segunda interrupção aconteceu ontem (11), após a OMS declarar que o novo vírus se transformou em pandemia. O anúncio foi feita por volta das 13h (horário de Brasília). Em resposta, as ações aceleraram a queda e o circuit break foi acionado às 15h14.

(Nota atualizada às 11h20, com a inclusão do segundo circuit breaker)

Última atualização por Márcio Juliboni - 12/03/2020 - 11:24

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web