Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Banco alerta para risco fiscal e mantém projeção de Selic a 12% em 2017

Gustavo Kahil
12/01/2017 - 18:29

O banco Société Genérale manteve a projeção de Selic a 12% no final de 2017 após o corte inesperado de 0,75 ponto percentual anunciado ontem, mostra um relatório enviado a clientes e obtido pelo Money Times. Parte do mercado já começa a ver o juro abaixo de 10% ainda este ano.

O economista Dev Ashish ressalta que os investidores estrangeiros ainda estão com um pé atrás sobre o ritmo da consolidação fiscal da economia brasileira.

“Salvo os problemas fiscais, as projeções de médio prazo para a inflação apontam para um relaxamento continuado. Entretanto, seria ingênuo acreditar que o perigo fiscal está próximo do final e/ou que a expectativa de queda substancial pelo Banco Central neste ano não tem um risco de alta”, aponta Ashish.

Deterioração

Ele argumenta que a deterioração fiscal dos últimos anos não foi pequena e que não será fácil manejá-la a partir de um certo ponto. A dívida bruta em relação ao PIB já chegou a 70% e o superávit primário (que exclui o pagamento de juros da dívida) caiu de 3,5% para um déficit de 2,5% do PIB.

“Como já dissemos em várias ocasiões, a economia necessita de uma rápida recuperação no front fiscal/dívida, o que exige um esforço sério por parte do governo e uma melhora na confiança dos investidores privados”, ressalta o economista.

Para ele, a pressão sobre o real como decorrência da manutenção de números fiscais ruins pode, em última instância, encerrar o ciclo de cortes de juros esperado pelo mercado.

Leia mais sobre: , ,

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:08

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto