Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Banco Central aprova volta de André Esteves ao controle do BTG Pactual

18/12/2019 - 19:09
André Esteves
Back to The Game Again: Esteves retorna ao comando do BTG Pactual (Imagem: Youtube do BTG)

O banqueiro André Esteves foi autorizado, pelo Banco Central (BC), a retornar ao grupo de controle do BTG Pactual (BPAC11). A permissão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18) e comunicada pelo banco após o fechamento do mercado.

Numa curtíssima nota, o BTG informa que falta, apenas, a conclusão do pedido por autoridades estrangeiras.

A origem do BTG Pactual é o antigo banco Pactual, fundado em 1983 por Luiz Cezar Fernandes e outros profissionais do mercado financeiro. Em 1998, o comando foi assumido por um grupo liderado por Esteves, que transformou a instituição num dos maiores bancos de investimento do país.

Em 2006, o então Pactual foi vendido para o banco suíço UBS, criando o UBS Pactual, do qual Esteves tornou-se o chefe global de renda fixa.

Espera-se que a legalização das apostas esportivas seja muito significativa aos impostos

Em 2008, o banqueiro deixou a instituição para fundar o BTG Investments, uma gestora de investimentos. Em 2009, sua nova empresa comprou o UBS Pactual, dando origem ao atual BTG Pactual.

Lava Jato

Esteves estava afastado da instituição desde 2015, quando seu nome apareceu na Operação Lava Jato, acusado de tentar obstruir a Justiça. O banqueiro ficou 23 dias preso em Bangu. Para evitar que o caso contaminasse os negócios, os demais sócios de Esteves o afastaram do grupo de controle do BTG Pactual.

Agente da PF durante operação em São Paulo
Absolvido: Lava Jato não encontrou provas de envolvimento de Esteves (Imagem: REUTERS/Nacho Doce)

O banqueiro foi absolvido pela Justiça, a pedido do próprio Ministério Público Federal, que alegou falta de provas de seu envolvimento com a Lava Jato. Em dezembro do ano passado, Esteves iniciou o processo de retorno ao controle da instituição que ajudou a criar.

Atualmente, estima-se que ele possua cerca de 40% das ações ordinárias e 29% do capital total da holding que controla o BTG.

Desde 2011, Esteves figura no ranking das pessoas mais ricas do mundo elaborado pela Forbes. Sua fortuna é estimada em US$ 3 bilhões, o que o coloca como o oitavo brasileiro mais abonado do planeta.

Veja, a seguir, o comunicado do BTG Pactual.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Márcio Juliboni - 18/12/2019 - 19:10

Pela Web