CryptoTimes

Banco central da Geórgia está considerando a emissão de uma criptomoeda nacional

05 maio 2021, 14:26 - atualizado em 05 maio 2021, 14:26
Mais uma economia turística está interessada em lançar sua própria criptomoeda (Imagem: Unsplash/skaas)

Nesta quarta-feira (5), o Banco Nacional da Geórgia (NBG) anunciou que considera a emissão de uma moeda digital de banco central (CBDC).

Em seu anúncio, o banco central notou que, para digitizar o lari georgiano (ticker: GEL), está buscando por muitas das mesmas vantagens de que a vasta gama de nações que estão lançando CBDCs apresentam: inclusão financeira, liquidação facilitada e soberania governamental sobre um sistema monetário em desenvolvimento.

O plano para o projeto, chamado de “GEL Digital”, requer o cumprimento de padrões para uma CBDC, apresentados pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) em 2020.

O anúncio de hoje também atua como um convite a inovadores que buscam contribuir com as iniciativas da Geórgia via parcerias entre os setores público e privado. É importante destacar que o banco não menciona “tecnologia blockchain” de forma explícita.

CBDCs apareceram na pauta de todos os maiores bancos centrais do mundo — talvez, o maior destaque seja a China, por meio de sua iniciativa DC/EP ou e-CNY.

Os países vizinhos da Geórgia, como Rússia e Turquia, também estão trabalhando em projetos parecidos. Sendo um país relativamente pequeno, cuja economia depende bastante do turismo no Mar Negro, o banco central da Geórgia possui bem menos poder.

Porém, alguns dos países que lideraram o caminho no desenvolvimento de uma CBDC são de economias turísticas menores, possivelmente porque há menos preocupação sobre o abuso em massa do sistema monetário e financeiro local.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.