Banco Central da Rússia indica que o rublo digital será lançado em 2023

09/04/2021 - 8:15
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
A vice-presidente do CBR afirmou que o rublo digital será uma terceira forma de dinheiro, pois a criptomoeda atuará como “um token do rublo, que incorpora as propriedades do rublo em espécie e do não monetário” (Imagem: Unsplash/juvnsky)

Nessa quinta-feira (8), em uma conferência de imprensa virtual, líderes seniores do Banco Central da Rússia (CBR) forneceram detalhes importantes sobre planos de lançar uma moeda digital de banco central (CBDC).

Os vice-governadores Alexei Zabotkin e Olka Skorobogatova falaram como o lançamento completo pode acontecer em 2023, com base no cronograma atual.

O anúncio dessa quinta-feira se baseia no que foi considerado como o plano do banco central russo em apresentar o rublo digital.

O banco queria implementar a infraestrutura do rublo digital até o fim de 2021 e testar os protótipos da criptomoeda em 2022. Agora, parece que a CBDC da Rússia se tornará realidade em dois anos.

Alguns dos aspectos operacionais de como um rublo digital iria funcionar também foram discutidos durante o evento.

Por exemplo, o banco central irá se empenhar a limitar transações não monetárias — despesa listada em uma declaração de renda que não envolve um pagamento em dinheiro — para criar uma transição mais suave ao rublo digital.

O estreitamento de transações não monetárias poderá compensar escassez de liquidez quando o rublo digital for apresentado, segundo Zaboktin.

A CBDC também terá um sistema de dois níveis, parecido com o yuan digital chinês, em que o banco central distribuiu a criptomoeda a terceiros, como bancos comerciais que, por sua vez, distribuem a CBDC a usuários.

Na conferência, Olga Skorobogatova, membro do comitê do Banco da Rússia, disse que 73% das transações na Rússia se tornaram digitais — uma migração do mundo russo de apenas dinheiro em espécie de diversos anos atrás.

“Um rublo digital funciona como uma terceira forma de dinheiro. Por que uma terceira? Temos rublo em espécie e não monetário, então um rublo digital será como um token do rublo, que incorpora as propriedades do rublo em espécie e do não monetário”, disse ela.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 09/04/2021 - 8:15

Pela Web