CryptoTimes

Banco central da Suíça e BIS planejam testar criptomoeda até o fim deste ano

26 out 2020, 10:00 - atualizado em 26 out 2020, 10:00
Essa prova de conceito irá pavimentar o caminho para testes com uma CBDC ao varejo, segundo Cœuré, que lidera o Núcleo de Inovação do BIS, responsável pela pesquisa sobre criptomoedas (Imagem: REUTERS/Arnd Wiegmann)

O Banco Nacional da Suíça (SNB) e o Banco de Compensações Internacionais (BIS) planejam testar uma moeda digital emitida por banco central (CBDC) até o fim de 2020.

Benoît Cœuré, representante do BIS, anunciou os planos na Conferência Bund em Shanghai, segundo o jornal chinês The Paper. Cœuré disse que o banco central da Suíça e o BIS irão emitir uma CBDC “na etapa de prova de conceito” até o fim de 2020.

Essa prova de conceito irá pavimentar o caminho para testes com uma CBDC ao varejo, segundo Cœuré, que lidera o Núcleo de Inovação do BIS, responsável pela pesquisa sobre criptomoedas.

Também ajudará a explorar conexões a sistemas de pagamento existentes e monitorar o compliance, disse Cœuré.

Pensando no futuro, o BIS também planeja trabalhar com mais bancos centrais, incluindo a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) e o Banco da Tailândia para testar o uso internacional dessas criptomoedas, disse Cœuré.

SNB e BIS firmaram uma parceria em outubro de 2019 para explorar uma moeda digital desenvolvida em blockchain. Na época, o SNB disse: “essa nova forma de dinheiro digital de banco central facilitará a liquidação de ativos tokenizados entre instituições financeiras”.

No início de outubro, o BIS e um grupo de sete bancos centrais, incluindo o da Suíça, publicaram um amplo relatório de como seria o design de uma criptomoeda.

Afirmaram que uma CBDC deveria coexistir e complementar formas existentes de dinheiro e que um banco central não deve comprometer a estabilidade monetária ou financeira ao emitir uma CBDC”.

Por que bancos centrais
têm interesse em criptomoedas?

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.